A menstruação esta atrasada ? Acha que pode estar grávida?. Os primeiros sintomas de gravidez são importantes para alertar a futura mãe, fazendo com que a mesma procure logo um dos métodos para o diagnóstico, seja através do exame de sangue ou do simples teste de gravidez de farmácia

Os primeiros sinais e sintomas da gravidez surgem geralmente três semanas após a fecundação. Porém, em alguns casos, a gravidez já mostra sinais tão cedo quanto o sexto dia após a concepção, confira os principais sintomas de gravidez :

Atraso menstrual

Um dos primeiros sintomas da gravidez é a ausência da menstruação. Todos os meses, as mulheres passar de 5 a 7 dias no período menstrual, porém, as mulheres grávidas não tem esse tempo. Se esse período da mulher demora a vir, diminui drasticamente o fluxo ou simplesmente não vem, já começam a surgir às muitas dúvidas que rondam uma possível gravidez.

Sangramento vaginal (pequeno)

Uma vez fecundado o óvulo por um espermatozoide, o agora embrião percorre as trompas e se implanta na parede do útero em 6 a 12 dias. Esta implantação pode causar um pequeno sangramento uterino, que muitas vezes é confundido com uma menstruação que está para chegar.

Cólica ou dor abdominal

gravidez colica

Com o óvulo fecundado, há um aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e então os hormônios femininos entram em ação para preservar o embrião e dar continuidade a gravidez e isto pode causar algum desconforto abdominal que pode ser reconhecido como sendo uma cólica menstrual de fraca a média intensidade. Além disso, a mulher pode ainda ter uma pequena perda de sangue, semelhante à menstruação, mas em menor quantidade.

Aumentos dos seios e dores nas mamas

seios gravidez

Outro sinal típico de gravidez, o aumento das mamas pode surgir com apenas uma ou duas semanas de gestação. Além de maiores, as grávidas podem sentir os seios mais sensíveis e com sensação de inchaço. Às vezes, o simples ato de tocar nos seios ou vestir o sutiã torna-se incômodo.

O aumento dos seios ocorre por alterações hormonais que promovem a estimulação das glândulas mamárias, preparando-as para o período de amamentação que virá nos próximos meses. Em algumas mulheres, estas alterações ocorrem precocemente, enquanto outras só notam alterações nas mamas após passadas várias semanas de gravidez.

Inchaço abdominal

O inchaço abdominal também é um dos primeiros sintomas de gravidez e ele também é causado pelas intensas alterações pélvicas que estão acontecendo. O aumento do fluxo sanguíneo e a adaptação ao crescimento uterino são os maiores causadores deste leve inchaço abdominal, que para algumas pode passar desapercebido. Por volta das 7 semanas de gestação a parte de baixo do umbigo começa a ficar dura.

Cansaço fácil

O cansaço fácil pode ser percebido logo nas duas primeiras semanas de gravidez devido às alterações hormonais e à diminuição da quantidade de açúcar no sangue. Esta fadiga pode surgir com apenas uma semana de gestação. Se você já tem uma rotina cansativa durante o dia, ela pode se tornar exaustiva.

Aumento do sono também é muito comum. O seu corpo dá sinais de que precisa descansar com mais frequência. Você pode começar a querer ir para a cama mais cedo e ter mais dificuldade do que o habitual para acordar pela manhã. Durante o dia, uma boa soneca parece ser tudo o que você mais deseja.

Enjoos e vômitos

enjoo gravidez

Enjoos e vômitos são comuns, principalmente pela manhã, e este é um dos sintomas de gravidez mais conhecidos, que surge, geralmente, após a 6ª semana de gestação e que pode perdurar por toda a gravidez.

Náuseas e vômitos são sintomas típicos do primeiro trimestre de gravidez e tendem a desparecer no segundo trimestre. Em alguns casos, os enjoos da gravidez são tão intensos que a mulher não consegue nem se alimentar. Casos graves, com necessidade de apoio médico, são chamados de hiperemese gravídica.

Aversão a cheiros fortes

É muito comum que no início da gravidez a mulher tenha aversão a cheiros fortes, mesmo que eles sejam aparentemente agradáveis, como perfume. A maioria das grávidas chega a vomitar após sentir um cheiro forte, como o da gasolina, do cigarro ou de produtos de limpeza, por exemplo. Este pode ser um dos sintomas que surge antes das duas semanas de gravidez.

Os sinais e sintomas de gravidez descritos acima sugerem a existência de uma gestação em curso, mas de modo algum servem para confirmá-la ou descartá-la. Algumas mulheres apresentam apenas um ou dois sintomas inicias de gravidez, enquanto outras podem apresentar quase todos os sintomas descritos acima.Caso você sinta algum sintoma, como a falta de menstruação, enjoos, dores, inchaços, desconfortos entre outros sintomas estranhos a você, pode ser que você esteja grávida! Evite consumir bebidas alcoólicas e cigarros, entre outros produtos e alimentos que podem prejudicar você e ao bebê. Faça o teste de farmácia e caso de positivo, ,arque uma consulte médica o quanto antes.

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.