Bem estar Bebês e Criança Conheça os sintomas de gravidez

Conheça os sintomas de gravidez

-

A menstruação esta atrasada ? Acha que pode estar grávida?. Os primeiros sintomas de gravidez são importantes para alertar a futura mãe, fazendo com que a mesma procure logo um dos métodos para o diagnóstico, seja através do exame de sangue ou do simples teste de gravidez de farmácia

Os primeiros sinais e sintomas da gravidez surgem geralmente três semanas após a fecundação. Porém, em alguns casos, a gravidez já mostra sinais tão cedo quanto o sexto dia após a concepção, confira os principais sintomas de gravidez :

Atraso menstrual

Um dos primeiros sintomas da gravidez é a ausência da menstruação. Todos os meses, as mulheres passar de 5 a 7 dias no período menstrual, porém, as mulheres grávidas não tem esse tempo. Se esse período da mulher demora a vir, diminui drasticamente o fluxo ou simplesmente não vem, já começam a surgir às muitas dúvidas que rondam uma possível gravidez.

Sangramento vaginal (pequeno)

Uma vez fecundado o óvulo por um espermatozoide, o agora embrião percorre as trompas e se implanta na parede do útero em 6 a 12 dias. Esta implantação pode causar um pequeno sangramento uterino, que muitas vezes é confundido com uma menstruação que está para chegar.

Cólica ou dor abdominal

gravidez colica

Com o óvulo fecundado, há um aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e então os hormônios femininos entram em ação para preservar o embrião e dar continuidade a gravidez e isto pode causar algum desconforto abdominal que pode ser reconhecido como sendo uma cólica menstrual de fraca a média intensidade. Além disso, a mulher pode ainda ter uma pequena perda de sangue, semelhante à menstruação, mas em menor quantidade.

Aumentos dos seios e dores nas mamas

seios gravidez

Outro sinal típico de gravidez, o aumento das mamas pode surgir com apenas uma ou duas semanas de gestação. Além de maiores, as grávidas podem sentir os seios mais sensíveis e com sensação de inchaço. Às vezes, o simples ato de tocar nos seios ou vestir o sutiã torna-se incômodo.

O aumento dos seios ocorre por alterações hormonais que promovem a estimulação das glândulas mamárias, preparando-as para o período de amamentação que virá nos próximos meses. Em algumas mulheres, estas alterações ocorrem precocemente, enquanto outras só notam alterações nas mamas após passadas várias semanas de gravidez.

Inchaço abdominal

O inchaço abdominal também é um dos primeiros sintomas de gravidez e ele também é causado pelas intensas alterações pélvicas que estão acontecendo. O aumento do fluxo sanguíneo e a adaptação ao crescimento uterino são os maiores causadores deste leve inchaço abdominal, que para algumas pode passar desapercebido. Por volta das 7 semanas de gestação a parte de baixo do umbigo começa a ficar dura.

Cansaço fácil

O cansaço fácil pode ser percebido logo nas duas primeiras semanas de gravidez devido às alterações hormonais e à diminuição da quantidade de açúcar no sangue. Esta fadiga pode surgir com apenas uma semana de gestação. Se você já tem uma rotina cansativa durante o dia, ela pode se tornar exaustiva.

Aumento do sono também é muito comum. O seu corpo dá sinais de que precisa descansar com mais frequência. Você pode começar a querer ir para a cama mais cedo e ter mais dificuldade do que o habitual para acordar pela manhã. Durante o dia, uma boa soneca parece ser tudo o que você mais deseja.

Enjoos e vômitos

enjoo gravidez

Enjoos e vômitos são comuns, principalmente pela manhã, e este é um dos sintomas de gravidez mais conhecidos, que surge, geralmente, após a 6ª semana de gestação e que pode perdurar por toda a gravidez.

Náuseas e vômitos são sintomas típicos do primeiro trimestre de gravidez e tendem a desparecer no segundo trimestre. Em alguns casos, os enjoos da gravidez são tão intensos que a mulher não consegue nem se alimentar. Casos graves, com necessidade de apoio médico, são chamados de hiperemese gravídica.

Aversão a cheiros fortes

É muito comum que no início da gravidez a mulher tenha aversão a cheiros fortes, mesmo que eles sejam aparentemente agradáveis, como perfume. A maioria das grávidas chega a vomitar após sentir um cheiro forte, como o da gasolina, do cigarro ou de produtos de limpeza, por exemplo. Este pode ser um dos sintomas que surge antes das duas semanas de gravidez.

Os sinais e sintomas de gravidez descritos acima sugerem a existência de uma gestação em curso, mas de modo algum servem para confirmá-la ou descartá-la. Algumas mulheres apresentam apenas um ou dois sintomas inicias de gravidez, enquanto outras podem apresentar quase todos os sintomas descritos acima.Caso você sinta algum sintoma, como a falta de menstruação, enjoos, dores, inchaços, desconfortos entre outros sintomas estranhos a você, pode ser que você esteja grávida! Evite consumir bebidas alcoólicas e cigarros, entre outros produtos e alimentos que podem prejudicar você e ao bebê. Faça o teste de farmácia e caso de positivo, ,arque uma consulte médica o quanto antes.

Andreia Landa Pandim
Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidades

Receita de Filé de Frango ao Creme de Milho

Que tal preparar um receita de filé de frango, com um delicioso creme de milho ?  A receita é...

TikTok lança campanha de gratidão para a profissionais de saúde

Para quem não sabe o TikTok é um aplicativo de vídeos curtos e tem ganhado espaço no mercado. Devido a...

Receita de bolo molhadinho de coco e super rápido

Que tal preparar um delicioso bolo de coco bem molhadinho e super rápido e fácil de fazer ? Se...

Golpistas criam páginas e aplicativos prometendo auxílio emergencial

Depois que o governo liberou o auxílio emergencial golpistas estão criando sites e páginas no facebook falsas, para roubar...

Apresentador da Globo, fura isolamento e é detonado por pedestre

O jornalista Marcelo Cosme foi flagrado caminhando em uma praia do Rio de Janeiro, mesmo com todos os pedidos...

Como receber o auxilio emergencial e possíveis motivos de recusa

O governo federal acabou de liberar o download do aplicativo para auxilo emergencial para pessoas de baixa-renda no valor...

Veja também

5 coisas que você não deve postar nas redes sociais

A redes sociais são criadas para as pessoas se...

Zenfone 6 tem a melhor câmera selfies do mundo, segundo DxOMark

O Zenfone 6 é o novo lançamento da Asus, com sua nova câmera flip acabou ganhando a maior nota já obtida em uma câmera de selfie.
- Publicidade -

MaisNovidades
Veja o que mais é notícia