O autismo é caracterizado pela dificuldade de socialização. Na maioria dos casos, os primeiros sinais, como isolamento, dificuldade para falar e repetição de movimentos aparecem por volta dos dois ou três anos de idade.
Somente no Brasil, existem mais de 2 milhões de pessoas com autismo. Hoje em dia, a comunidade médica observa o autismo com maior complexidade, com múltiplas etiologias com muitos graus.
Por isso a sociedade médica começou a adotar a nomenclatura Transtorno do Espectro Autista (TEA), onde o autismo e todos os distúrbios, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fazem parte do mesmo grupo.
Índice
O que é autismo ?
O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos. O TEA afeta tanto a comunicação como a capacidade de aprendizado e adaptação da criança.
O desenvolvimento físicos é normal, mas eles têm grande dificuldade com relações sociais e afetivas. E também em muitos casos procuram o isolamento.
O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. Mas com acompanhamento médico e terapias, a vida do autista pode melhorar muito.
Os autistas podem ser capazes de feitos impressionantes — e o filme Rain Man, feito em 1988, ilustra isso. Hoje já se sabe, por exemplo, que os físicos Newton e Einstein tinham alguma forma de autismo, assim como Bill Gates e Messi.
Veja em nosso site : Pai desabafa por filho autista nunca ser convidado para festas e comove a internet
E quanto mais cedo o TEA for diagnosticada, maiores as possibilidades de estimulação. Em alguns países da Europa, os pediatras são preparados para diagnosticar o autismo, já no Brasil, a maioria ainda não esta preparada.
Como descobrir o autismo em crianças ?
Hoje em dia não existe um teste médico específico para o diagnóstico de autismo. O diagnóstico baseia-se na história de vida do paciente, no comportamento observado em diversas situações e em testes educacionais e psicológicos.
Para conseguir identificar o autismo, os pais devem procurar médicos da área de saúde mental, como neuropediatras ou psiquiatras. Mas o tratamento é feito de forma multidisciplinar: precisa tanto dos médicos quanto de profissionais como psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.
Quais são os sintomas ?
Como os sintomas do autismo variam de criança para criança o modo de diagnostico também. Em algumas crianças são identificados atrasos no desenvolvimento antes delas serem diagnosticadas com autismo e assim podem receber intervenção precoce ou serviços de educação especial.
- Bebês que evitam o contato visual com a mãe, inclusive durante a amamentação
- Não faz amigos
- Não participa de jogos interativos
- Pode não responder a contato visual e sorrisos ou evitar o contato visual
- Pode tratar as pessoas como se fossem objetos
- Prefere ficar sozinho, em vez de acompanhado
- Tem a visão, audição, tato, olfato ou paladar ampliados ou diminuídos
- Pode achar ruídos normais dolorosos e cobrir os ouvidos com as mãos
- Esfrega as superfícies, põe a boca nos objetos ou os lambe
- Prefere brincadeiras solitárias ou ritualistas
- Acessos de raiva intensos
- Fica preso em um único assunto ou tarefa (perseverança)
- Baixa capacidade de atenção
- Comportamento agressivo com outras pessoas ou consigo
- Faz movimentos corporais repetitivos
A maioria dos pais de crianças com autismo suspeita que algo está errado antes de a criança completar 18 meses de idade e busca ajuda antes que ela atinja 2 anos.
Se seu filho apresenta sinais, o primeiro passo é procurar orientação médica, os neurologistas infantis poderão ajudar a confirmar o diagnósticos e procurar a melhor maneira de ajudar a criança, seja com terapia ou medicação.
A partir do momento que você encontrar os profissionais que precisa, é essencial que você trabalhe junto com eles.
A razão para isso é que embora o profissional tenha experiência com autismo, você é a pessoa mais experiente quando se trata de informações específicas relacionadas as habilidades e necessidades do seu filho.
O tratamento sempre deve ser multidisciplinar, englobando médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos . Todos eles vão procurar estimular o desenvolvimento social e a comunicação e melhorar o aprendizado da criança e claro ajudar a família.
Dia Mundial da Conscientização
O preconceito e a falta de informação ainda é um problema, por isso a ONU criou o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, que é comemorado no dia 2 de abril.