Pai criativo transforma tapa-olho de filha com catarata em arte

1

Receba atualizações em tempo real grátis

Layla de 1 ano de idade nasceu com uma pequena catarata no olho esquerdo, isso significa que ela teria que usar um tapa-olho pelo menos 2 horas por dia para estimular a visão.


Especial : Confira novidades da Natura para essa semana (acesse aqui)

Segundo os médicos ela teria que usar o tapa-olho provavelmente até seus quatro anos de idade, evitando uma cirurgia ocular, foi então que o pai de Layla (Geof Grubb) teve uma brilhante idéia em transformar essa experiência divertida para a filha. Cada dia ele transformava seu tapa-olho em uma peça divertida, no começo começou com alguns esboços, mas depois isso tornou algo muito criativo.

As fotos foram para as redes sociais chamando atenção de muitas pessoas, depois de 5 meses postando fotos dessa experiência vivida por sua filha, ele voltou com mais fotos criativas, confira:

nemo

apple

star wars

baby2

redig

bambi

baby

trex

simpsons

lego

A catarata é uma opacificação do cristalino, lente natural transparente que possuímos dentro do olho com a função de focalizar os objetos. Segundo relatórios da OMS, a catarata é uma das principais causas de cegueira infantil tratável e passível de prevenção.

Muitas cataratas congênitas, ou seja infantil, são de causa desconhecida; algumas são geneticamente herdadas; outras são secundárias às doenças infecciosas como a rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus e sífiles ou metabólicas, ou ainda associadas à variadas síndromes. Uma pesquisa da causa é adequada, embora, em muitos casos, nenhuma possa ser identificada. As cataratas adquiridas surgem muito comumente do trauma, contuso ou penetrante. Outras causas incluem a uveíte (inflamação intra-ocular), infecções oculares adquiridas, diabetes e drogas. O principal sinal decorrente da catarata congênita é o reflexo pupilar branco. Pode ocorrer outros sinais: estrabismo, nistagmo (situação em que o olho apresenta movimentos não coordenados em diversas direções) e microftalmia (olho de tamanho menor que o normal).

Está dividida em dois grupos: catarata congênita, presente no nascimento ou que aparece imediatamente após; e catarata adquirida, que pode ocorrer mais tarde, e está normalmente relacionada a alguma causa específica como traumas ou doenças sistêmicas.

Fonte: Centro Brasileiro da Visão

Receba atualizações em tempo real grátis

1 comentário
  1. leticia Diz

    Ótima reportagem.

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.