in

Qual é a melhor hora para ter filhos?

Um dos desejos mais fortes da maioria das pessoas é o de ser pais, mas esse desejo as vezes é postergando, por razões profissionais, ou por questões financeiras, e em alguns casos, por não ter encontrado uma relação estável ou um companheiro que deseje formar uma família.

Muitos casais esperam alcançar uma condição ideal para então receber as crianças. Para boa parte deles, o cenário perfeito consiste em ter apartamento próprio, carros, bons rendimentos, união estável, realização profissional e sensação de já ter aproveitado a vida de casal ainda sem filhos. De um lado, isso é bom. “Para ter filhos, é preciso já ter encontrado seu lugar no mundo”, diz Beatriz Vidigal, psicóloga especializada em terapia de casais. Mas também é prudente admitir que perfeição não existe e que não é preciso esperar por uma situação ideal para se ter uma criança.

Além disso, um bebê não deve vir ao mundo só porque esteja faltando o toque final de uma estrutura perfeita. Portanto, não é para aliviar o tédio do casal quase perfeito, afastar a solidão de uma mulher sozinha, muito menos para perpetuar uma linhagem familiar. O filho terá de ser colocado em primeiro lugar em muitas decisões, com sacrifício dos pais, inclusive.

Muitos homens e mulheres parecem dispostos a ter filhos, mas nem sempre a cuidar deles. “É normal ter a ajuda da família, do berçário, desde que os pais não abdiquem da sua responsabilidade”, diz Marta Judith Lauro, psicóloga que atende mulheres que fazem tratamento de fertilização.

Idade ideal

Segundo os ginecologistas, o período dos 20 aos 35 anos é o mais favorável para a gravidez. Nesta fase, a produção dos óvulos da mulher é muito eficiente, e é possível identificar possíveis problemas de infertilidade do casal.

Para Andreia Isola , mãe do João Olavo (bebê das fotos acima) aos 37 anos. ” A melhor idade pra se ter um filho , e quando seu coração já esta amadurecido e preparado pra se dedicar ,e se entregar a essa nova condição não importa se você tem 20 ou 40 , ou 60″

Os atuais avanços da medicina tem prolongado este período. Ninguém precisa desistir da idéia de ter filhos só porque passou da idade. Hoje é possível planejar uma gestação após os 35 anos na qual os riscos podem ser controlados e superados

A verdade é que não existe uma idade ideal, muito mesmo uma situação ideal, a idade certa é a qual o casal quiser, mas racionalizar demais pode tirar o encanto e a graça da gestação e desta nova vida que esta por vir.

Para ser pais é preciso desejar um filho e isso ocorre em qualquer idade. Mas é preciso mais do que só desejar. É preciso seja capaz de honrar tal compromisso. E um filho, é um doce compromisso para o resto da vida.

E qual a sua opinião ? Se você já é mãe, mande sua opinião e a foto do seu filho para editorial@elos.marcosdesignweb.com.br , que colocaremos neste artigo e na seção mães e filhos do site.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Obesidade infantil : Suco de caixinha e refrigerante elevam risco

Fumaça branca sai de chaminé da capela Sistina (ao vivo)