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Descubra os benefícios da erva-cidreira, que já foi considerada um elixir

erva-cidreira

A erva-cidreira (Melissa officinalis) é cultivada como planta culinária para fazer chás, marinar frango ou peixe ou dar mais sabor a alimentos e compotas.

Acredita-se também que ela trate uma série de distúrbios que afetam o trato digestivo, o sistema nervoso e o fígado

No período renascentista, a erva-cidreira chegou a ser considerada um elixir, em razão de suas propriedades curativas.

Conheça os principais benefícios da erva-cidreira e como ela pode ser inserida em sua alimentação:

Saúde digestiva

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A erva-cidreira é capaz de aliviar cólicas abdominais e promover melhorias no processo digestivo de maneira geral.

Os óleos voláteis da erva-cidreira contêm substâncias químicas conhecidas como terpenos, que relaxam os músculos e aliviam o excesso de gases.

O erva-cidreira contém substâncias que podem ajudar a prevenir problemas no fígado e na vesícula biliar.

Para alívio digestivo, o ideal é consumir a erva-cidreira em formato de chá, tomado-o imediatamente após as refeições.

No formato de óleo essencial, pode ser massageada no abdômen para estimular o processo digestivo.

Erva-cidreira ajuda no anti estresse

O erva-cidreira contém o uma enzima que aumenta efetivamente o GABA (ácido gama amino-butírico) no cérebro.

O GABA é um dos neurotransmissores inibitórios, usado pelo cérebro para evitar excesso de excitação e alcançar equilíbrio. É responsável por garantir que não fiquemos estressados ​​demais e tem um papel nos ciclos do sono.

O aumento da estimulação dos receptores GABA produzirá um efeito sedativo ou calmante e explica o motivo de a erva-cidreira funcionar tão bem como uma erva anti-ansiedade.

No formato de óleo essencial, pode ser usada em um queimador de óleo de aromaterapia para elevar o humor, promover o equilíbrio emocional e uma noite de sono repousante.

Algumas pinceladas de óleo diluído na parte de trás das orelhas ou do pescoço também podem ajudar a superar o nervosismo e a ansiedade.

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Tireóide

Pesquisas sugerem que os flavonóides, ácidos fenólicos e outros compostos encontrados nesta erva parecem ser responsáveis ​​pelas ações reguladoras da tireóide.

Estudos em tubos de ensaio descobriram que a erva-cidreira é uma aliada para evitar o hipertireoidismo.

Cuidados essenciais

Sempre que tiver interesse em incluir um novo item em sua dieta, lembre-se de consultar seu médico.

O chá de erva-cidreira realmente tem propriedades curativas, mas é preciso ter cuidado com o consumo excessivo da substância para que ela não cause efeitos negativos. 

Além do mais, se você toma algum remédio frequentemente, lembre-se de se informar sobre o consumo do chá em conjunto com seu remédio.

O uso a longo prazo ou uso excessivo de erva-cidreira não é recomendado. Altas doses podem afetar a função da tireóide, retardando a produção de hormônios.

Por outro lado, interromper o tratamento repentinamente após o uso prolongado pode causar ansiedade rebote.

De um modo geral, você deve usar extratos ou suplementos de erva-cidreira por não mais de quatro a seis semanas.

Written by Cris Veronez

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