Andar de bike pelas ruas da cidade só traz benefícios para a vida das pessoas. O ciclista ganha mais qualidade de vida, por não se estressar com engarrafamentos e realizar atividade física que libera endorfina (substância que melhora o humor). Além disso, quem pedala economiza e ainda colabora com o meio ambiente e a saúde coletiva.
Mas, com o estressante trânsito das grandes cidades e as vias mal conservadas, o ciclista encontra alguns riscos para a própria segurança. Por esse motivo, a seguir você encontra algumas dicas para que suas pedaladas urbanas contem com maior proteção.
Índice
3 acessórios de segurança indispensáveis para pedalar na cidade
Capacetes para bike é fundamental
Quem sabe quando irá levar um tombo? Acidentes simplesmente acontecem. Embora o uso do capacete para bike não seja obrigatório segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é um acessório indispensável para quem prioriza a própria segurança. É ele que protege a cabeça de quem está pedalando em casos de queda. E muitas vezes, o capacete para ciclista impede lesões cerebrais e pancadas dolorosas.
Vale lembrar que cuidado nunca é demais. E embora você pedale com consciência, respeitando as regras, não é possível prever a atitude dos outros (que nem sempre é tão consciente assim). Fora os problemas com as ruas da cidade que podem derrubar ciclistas desavisados como, por exemplo, os buracos.
Além disso, há situações realmente imprevisíveis. Então, a dica é se prevenir de verdade não abrindo mão desse item de segurança. Algumas pessoas acham que capacete para bike é só para ciclistas aventureiros, mas na realidade, ele também é essencial nas pedaladas urbanas.
Iluminação na bike pode evitar muitos acidentes
Indispensáveis principalmente nas pedaladas noturnas, a principal vantagem em utilizar as luzes na bicicleta é a garantia de estar sendo visto pelos motoristas. Mas, para isso, é preciso investir em iluminação de qualidade para sua bicicleta.
Então na hora de comprar esse acessório, a dica é optar por luzes piscantes porque elas atraem mais a atenção dos motoristas. Dessa forma elas fazem a diferença para sinalizar que você está pedalando na via. O Código de Trânsito Brasileiro convencionou a iluminação das bicicletas da seguinte forma:
- Luz Branca: precisa ficar na parte da frente da sua bike
- Luz Vermelha: é para ficar na parte de trás da bicicleta
Espelho retrovisor para bike traz mais segurança para ciclistas
Outra dica simples, que faz toda a diferença na segurança do ciclista, é instalar espelhos na bike. Dessa forma, você fica com retrovisores que irão garantir mais proteção já que possibilitam visualizar o que está acontecendo atrás de você.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê que o espelho fique na parte esquerda da bicicleta. Mas, muitos ciclistas usam dos dois lados.
Principais cuidados que ciclistas devem ter para manter sua segurança nas ruas
- Pedale na direita, mas não fique extremamente no canto da via
- Não pedale muito próximo das portas de carros
- Evite pedalar na contramão
- Prefira pedalar em ciclofaixas ou ciclovias
- Ruas tranquilas são opções mais seguras (evite ruas com ônibus)
- Respeite os sinais vermelhos
- Calçada é para pedestre (só pedale nela em casos de risco real a sua segurança)