Bem estar Dicas para cuidar da sua saúde mental

Dicas para cuidar da sua saúde mental

-

Se engana quem pensa que o cuidado de saúde mental deve ser buscado apenas quando uma crise ou diagnóstico acontece. Fatores sociais, conflitos humanitários, crises econômicas e outros critérios contribuem muito para que a saúde emocional  da pessoa seja abalada.

Neste cenário, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) divulgou recentemente uma pesquisa reveladora. Uma a cada cinco pessoas que vivem em áreas de conflito sofrem com transtornos mentais. Na lista: ansiedade, estresse pós-traumático e transtorno bipolar são os mais comuns. Originalmente, a análise contempla 129 estudos publicados na revista científica The Lancet.

Contudo, será que somente com pesquisas e dados alarmantes é preciso pensar na saúde mental? A resposta é negativa.

Do autocuidado a hábitos que transformam a rotina, há vários fatores que podem auxiliar o indivíduo não só nos momentos difíceis, como também no cotidiano. Com uma rotina frenética, pensar em formas de praticar esse cuidado pode ser um desafio, mas fique tranquilo (a) pois o Portal Elos trouxe esse post para te ajudar. Continue lendo e confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental.

Leia em nosso site : Fotos Mostram Que A Depressão Não Tem Rosto

Autocuidado: conheça e pratique

o que é Autocuidado

Conhecer os próprios limites é algo desafiador. Geralmente, as pessoas se dão conta de alguma situação estressante quando o nível de exaustão mental e física está alto, mas é possível prevenir esse tipo de situação.

Na prática,  especialistas, terapeutas e estudiosos ligados à mente reconhecem o termo autocuidado como uma alternativa. Como o próprio nome sugere, esse é um termo que faz referência a possibilidade da pessoa preservar sua saúde, de forma preventiva.

Há várias formas de se cuidar. Quer saber mais sobre quais são essas possibilidades? Continue lendo e confira abaixo:

  • Mantenha uma rotina organizada;
  • Reserve espaços da semana para lazer;
  • Busque autoconhecimento;
  • Faça  terapia.

Rotina organizada, mente saudável

É comprovado cientificamente: organizar a casa, o escritório ou coisas da rotina ajuda a deixar a mente limpa e saudável. Não é à toa que psicólogos e técnicas recomendadas por terapeutas focam muito na mudança de hábitos e formas de reorganização.

Como todo exercício melhora a prática, uma dica é: aproveite o tempo da terapia  para promover as mudanças. É possível planejar passos diários, metas semanais e neste meio tempo, fazer atividades que relaxam a mente.

O termo  mindfulness vai de encontro a esses propósitos. Na prática, essa é uma técnica que foca na meditação que busca a concentração no presente para que a pessoa consiga ser mais produtiva.

Bruna Martins Oliveira
É jornalista formada pela PUCPR. Autora da monografia ‘O Transtorno Bipolar na perspectiva da mídia: uma análise do Paraná no Ar’ e escreve para áreas como saúde, bem-estar e comunicação.

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidades

Conheça as regras para ter o direito do auxílio emergencial de R$ 600

Nesta quinta-feira (26/03), a Câmara dos Deputados aprovou o auxílio emergencial para trabalhadores autônomos, desempregados e microempreendedores de baixa...

Natura se compromete a não demitir funcionários pelos próximos 60 dias

A Natura para proteger seus funcionários se comprometeu a não demitir nos próximos 60 dias. Em um comunicado interno...

Psicóloga dá dicas para amenizar isolamento social dos idosos

A melhor maneira de evitar que o novo coronavírus se alastre ainda mais é ficar em casa. No caso...

Dicas para aumentar a imunidade das crianças

Vale a pena investir em hábitos para fortalecer o sistema imunológico e ajudar o corpo a combater qualquer doença....

Como fazer uma máscara de pano para proteção

As máscaras de pano podem ser uma alternativa de proteção, pois como não tem máscaras descartáveis para toda população...

Obesidade em Gatos. O que fazer?

Gatos domésticos são companhias genuínas, de personalidade independente e super populares como animais de estimação no mundo todo. Mas...

Veja também

Supermercados estão substituindo embalagens plásticas por folha de bananeira

Uma iniciativa bem diferente está mudando as opções de...

Groupon muda política de privacidade

Pensando em sua oferta pública inicial de ações (IPO),...
- Publicidade -

MaisNovidades
Veja o que mais é notícia