chocolate
in

Ela doou um chocolate para uma grávida em campo de concentração, 70 anos depois ela se supreende

Publicidade

Uma mulher de 83 anos de idade, contou sua emocionante historia de vida, e leva milhares de pessoas às lágrimas. Francine Christophe de origem francesa foi colocada em um campo de concentração, na Alemanha, com oito anos de idade. A francesa conta que, por serem filhos de estrangeiros, poderiam levar um ou dois itens de casa. Alguns levavam açúcar, outros arroz…

A mãe de Francine levou dois pedaços de chocolate. A justificativa? Quando estivessem em colapso absoluto, o doce seria um conforto.

Enquanto Francine e sua mãe estavam no acampamento, havia uma mulher que estava grávida, ela estava tão magra que quando chegou a hora de dar à luz a mãe de Francine perguntou a filha,

“Lembra que você tem um pedaço de chocolate?”

A mãe, em seguida, passou a explicar que dar à luz no acampamento é difícil, e que a mulher, Helene poderia morrer, “Eu gostaria de dar o chocolate a essa mulher, nossa amiga Helene. Dar à luz aqui é difícil. Ela talvez não resista. Se eu der o chocolate, talvez a ajude” disse a mãe, então Francine deu à mulher seu chocolate, o último pedaço que tinha. Seis meses mais tarde, Francine, sua mãe, Helene e seu bebê foram todos libertados.

Publicidade

mulher gravida

Já era uma historia emocionante de luta e amor ao próximo, mas algo surpreendente aconteceu :

Recentemente a filha de Francine disse: ‘Se vocês tivessem tido apoio de psicólogos ou psiquiatras quando voltaram, talvez seria mais fácil para você’.

Eu respondi: ‘Sem dúvidas, mas não tivemos. Ninguém pensa em doenças mentais. Mas você me deu uma boa ideia, vamos organizar uma leitura sobre isso’.

campo de concentração

Eu organizei a leitura com o tema “Se os sobreviventes tivessem tido aconselhamento em 1945, o que aconteceria?”. Atraiu uma multidão. Sobreviventes, historiadores, psicanalistas, psiquiatras, psicoterapeutas. Muito interessante. Então, uma mulher subiu no púlpito e disse: “Eu moro em Marseille, onde sou psicanalista. Antes de começar a minha fala, eu tenho algo para Francine Christophe’. Ela alcançou o bolso e tirou um pedaço de chocolate. Entregou-me e disse: ‘Eu sou o bebê’.”

Veja o video na integra :

Gostou do video ? Compartilhe com os amigos

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Como dessalgar bacalhau

Como dessalgar bacalhau rápido (em menos de 10 minutos)

Quais os riscos de usar chupeta?