Estudo aponta aumento da preocupação das empresas em relação ao bem-estar dos funcionários

Receba atualizações em tempo real grátis

Pesquisa feita pela Deloitte com 11 mil líderes de RH e de negócios no mundo, mostrou um aumento da preocupação das empresas em relação ao bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.

No Brasil a pesquisa entrevistou 337 participantes, o levantamento demonstra que 92% dos executivos apontam a atenção com o bem-estar como uma questão importante para suas atividades profissionais no futuro; 57% dos respondentes também acreditam que seu negócio pode gerar um impacto positivo a coletividade.

“As pessoas esperam que os líderes preencham a lacuna existente entre a expectativa gerada por estas transformações e a realidade em que de fato se encontram as empresas. Contudo, nossa pesquisa mostra que estas lideranças ainda têm um longo caminho a percorrer”,  aponta Roberta Yoshida, sócia-líder da Consultoria em Gestão de Capital Humano da Deloitte Brasil.

“Um alto comando dedicado a construir uma empresa mais social será um diferencial para as companhias atraírem talentos certos, impulsionar a fidelidade do cliente e sustentar o crescimento a longo prazo.”

Ao mesmo tempo em que impulsionam grandes oportunidades, as mudanças tecnológicas também trazem impactos surpreendentes na sociedade.

No Brasil, 87% dos executivos dizem que a revolução tecnológica trará mais igualdade, estabilidade e a possibilidade de influenciar o futuro – mais até do que o governo.

Ainda nos resultados da amostra do Brasil, 40% dos respondentes classificaram a remuneração como um tema muito importante para suas empresas. Contudo, apenas 6% apontaram estar adequadamente prontos para aplicar mudanças em seus programas de recompensas.

“No Brasil, vimos que 72% dos executivos consideram que os planos de carreira em suas empresas não são pautados pela hierarquia organizacional, enquanto apenas 20% afirmam que suas empresas desenvolvem pessoas por meio de experiências de aprendizado e 18% dizem oferecer aos seus empregados a possibilidade de se desenvolverem e traçarem novos caminhos para suas carreiras”, afirma Roberta Yoshida.

Na amostra global, a pesquisa revela que o aumento da transparência e da conscientização política são vetores importantes no papel das empresas como um fator de mudança.

No Brasil esse movimento ainda é pequeno, mas esta crescendo, umas das empresas que valorizam o bem estar é a Natura,  por isso a empresa integrou os aspectos físico, mental e social de cada pessoa em um só programa.

“Essa abordagem rompe com a percepção de que saúde é a ausência de doença. Ela traz à tona a importância de agir preventivamente para garantir qualidade de vida dentro e fora da empresa”, declara Patrícia Cury, Relações Públicas da empresa.

Com essa visão integrada, a companhia lançou em 2016 o Programa Viva Saúde, que reorganizou as ações oferecidas aos seus colaboradores, pensando na saúde deles e de seus dependentes. Os benefícios e serviços ficaram divididos em cinco novos pilares: Saúde Física , Saúde Financeira, Saúde Emocional , Saúde Social e Cuidados com a Vida 

Metodologia da pesquisa e amostra

Para a realização da pesquisa, foram ouvidos mais de 11 mil profissionais de diferentes níveis hierárquicos, já no Brasil foram 337 profissionais de organizações de pequeno, médio e grande portes.

A pesquisa foi feita em 30 países, distribuídos por Oceania, Oriente Médio, África Central, Europa, Américas e Ásia.

No Brasil, a pesquisa ouviu representantes de diferentes setores da indústria, entre eles, os de manufatura (18%), bens de consumo (14%), serviços (13%), energia e recursos naturais (11%) e tecnologia (11%).

O levantamento de 2018 obteve um número recorde de respostas, confirmando-se como a mais abrangente pesquisa sobre Capital Humano do Brasil com esse perfil.

Sobre a Deloitte

A Deloitte oferece serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores.

No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado, com seus 5.500 profissionais e com suas operações em todo o território nacional, a partir de 12 escritórios.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários estão fechados.