Menstruação e dor de cabeça, saiba o que fazer

2

Receba atualizações em tempo real grátis

A dor de cabeça pré menstrual, pode ocorrer em até 20% de todas as mulheres, e mulheres que já sofrem de enxaqueca, tem 60% de chances de piora das crises durante a menstruação. Ela começa cerca de dois dias antes e pode perdurar por até dois dias depois do início da menstruação. Muitas vezes é acompanhada de intolerância à luz e ao barulho, além de enjoo e mal estar.


Especial : Confira novidades da Natura para essa semana (acesse aqui)

Muitas mulheres começam a ter suas primeiras crises de enxaqueca na adolescência, na primeira menstruação. Assim, a primeira menstruação também marca, para muitas mulheres, o inicio de período mensal de desconforto menstrual e para algumas, de verdadeiro suplício.

A dor de cabeça ocorre principalmente devido à diminuição dos níveis de estrógeno no sangue,o estrógeno e a progesterona são os principais hormônios que regulam o ciclo menstrual na mulher. Esses hormônios permanecem em níveis elevados até bem próximo ao início da menstruação, quando então seus níveis no sangue começam a cai. É justamente essa oscilação hormonal responsáveis pela dor cabeça menstrual em muitas mulheres.

A dor de cabeça pode ser acompanhada de oscilações do humor, cólicas menstruais e dores nas mamas, fazendo parte da conhecida famosa tensão pré-menstrual, ou TPM. Mesmo as mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais não estão livres desse tipo de dor de cabeça.

Como amenizar a dor de cabeça

Se você sofre com dores de cabeça e enxaqueca no período menstrual de forma contante, procure um médico, o tratamento engloba medicações preventivas, abortivas da crise e terapias hormonais. Anti-inflamatórios, ergotaminas e triptans podem ser usados para o tratamento da crise de enxaqueca, e terapias hormonais também podem ser utilizadas no tratamento.

Dicas:

Uma das coisas que pode fazer antes da menstruação descer e a dor de cabeça chegar é fazer caminhas e correr, pois o exercício ajuda nos níveis hormonais. Mas nunca corra com dor.

O que também pode aliviar a dor, é um de chá de gengibre porque ele possui ação analgésica e anti-inflamatória que ajuda a diminuir a dor.

Para fazer o chá, use 1 cm de raiz de gengibre e 1/2 copo de água. É só colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante 10 minutos. Esperar esfriar, coar e beber a seguir.

E você o que faz para aliviar a dor de cabeça ?

Receba atualizações em tempo real grátis

2 Comentários
  1. Maristela Pinto Diz

    DÓI…mas DÓI…até parar de doer!já tomei de tudo:paracetamol,dipirona,dorflex(com este parou a dor)com nimesulida também parou,já tem uns dois meses que tenho tomado dexclorfeniramina,ao deitar e melhorou;realmente são mais ou menos uns 3 a 4 dias de dor!gostei da ideia de consultar um médico porque eu tomo qualquer “dipironazinha” e parece que vira um psicotrópico no meu organismo:fico dormindo a toa e como que trabalha?!

  2. mônica signorini Diz

    eu tenho que ficar sentada, sem colocar a cabeça para trás , muito menos deitar. caminhar meio rápido é uma tortura pois cada passo parece que estora a cabeça. Um farmacêutico me disse que o Enxaq (nao sei se é assim que escreve o nome do remédio) é recomendado. mas vou ir consultar no médico.
    para mim dura um a dois dias. são dias infernais.

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.