Musculação ou Aeróbicos, qual o melhor para a queima de gordura ?

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Quando se fala em queimar as terríveis gordurinhas, a maioria das pessoas ficam confusas sobre o assunto e não sabem muito bem por onde começar, que tipo de modalidade escolher : musculação ou aeróbicos ? qual o mais eficiente ?


Especial : Confira novidades da Natura para essa semana (acesse aqui)

Para que haja emagrecimento é necessário que gastemos mais calorias do que ingerimos, dessa forma temos um balanço calórico negativo, Por isso é indispensável junto com atividade física levar uma alimentação saudável e regrada, pois não adiantaria em nada se matar treinando e depois acabar repondo tudo que gastou se alimentando de maneira inadequada.

Mas afinal qual modalidade é melhor para emagrecer musculação ou aeróbico?

Aeróbico

Exercicios Aerobicos

É um treino de resistência onde usa-se oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Há vários tipos de exercícios aeróbicos, como bicicleta, corrida, escada, transport, step, entre outros, mas em geral, exercício aeróbico é aquele feito em nível de intensidade moderadamente alto por longo período de tempo.

Eles são uma excelente escolha para quem deseja perder peso, pois a gordura é a principal fonte de energia usada pelo corpo durante o exercício aeróbico.

Logo no início da atividade, a principal fonte de energia é o glicogênio muscular. Porém, com o passar dos minutos, a gordura se torna a fonte predominante, a fonte principal usada pelo nosso corpo. Por isso, recomenda-se que o tempo de duração do exercício aeróbico ultrapasse os 20 minutos.

Quanto mais tempo a gordura for consumida, mais resultado haverá no emagrecimento.

Musculação

musculação

A musculação é um tipo de treinamento resistido, com variáveis de cargas, amplitude e intensidade. É uma das melhores modalidades em todos os aspectos, desde prevenção de doenças, ganho de massa muscular, tratamento de enfermidades, correção de desvios posturais e, claro, redução da gordura corporal. É isto mesmo a musculação pode ser extremamente eficiente para produzir alterações positivas no seu percentual de gordura.

A musculação tem a vantagem que os exercícios aeróbios não tem, que é gastar calorias mesmo em repouso. Ela além de gastar algumas calorias durante o treino, o organismo tem um gasto ainda maior no descanso. Ocorre que todo o “dano” causado ao músculo durante o treino, é reparado no intervalo de recuperação entre os treinos. Esta reparação tecidual do músculo requer uma grande demanda energética para ocorrer, justificando o alto gasto calórico provocado pela musculação.
Outra vantagem da musculação é que ao aumentar a massa muscular, você estará aumentando também seu metabolismo basal. O músculo é um tecido ativo, ou seja, ele gasta calorias apenas para se manter vivo e realizar suas funções, portanto, quanto mais massa muscular você tiver, mais acelerado será seu metabolismo e mais calorias você gastará durante todo o dia.

Combine as 2 modalidades

Cada uma dessas modalidades tem seus benefícios quando falamos em emagrecimento.

A diferença básica entre o gasto calórico da musculação e do aeróbico é o momento em que ocorrem. Com o aeróbico, gastamos mais calorias durante o exercício o que pode se maior quando comparadas de um treino de musculação. A musculação, embora gaste menos durante o treino, ela tem a vantagem de continuará queimando durante o repouso, além de aumentar a massa muscular, o que por si só aumenta o gasto calórico.

Na verdade, para emagrecer de maneira saudável, o ideal é pensar em mudar a composição corporal, aumentando a massa muscular, reduzindo a gordura e não apenas perder peso aquele que é medido na balança. Tome de referência o espelho e as roupas, muito mais do que a balança propriamente dita, pois seu peso pode até não mudar muito, mas seu corpo sim!

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.