A gagueira infantil é um distúrbio na temporalização da fala que acaba preocupando muito os pais e as mães, mas que existe tratamento.
A medidas que as crianças vão crescendo e se desenvolvendo é comum que seu comportamento se torne cada vez mais verbal e é nesse momento que é possível a identificação.
As preocupações quanto à gagueira infantil são bastante válidas, pois ela podem acarretar em outros problemas relacionados ao desenvolvimento da criança.
Por isso, vamos falar nesse texto sobre o que pode causar a gagueira infantil e muito mais.
Portanto, nos acompanhe até o final!
30O QUE É A GAGUEIRA INFANTIL?
Segundo o Dr. Dráuzio Varela, a gagueira consiste em um distúrbio neurobiológico que afeta a fala, caracterizado pela repetição de sons, sílabas ou paradas involuntárias que comprometem a fluência verbal.
Nesse sentido, devemos lembrar que é normal que as crianças pequenas se enrolem na hora de falar e tenham uma certa dificuldade.
Isso porque, elas estão mudando a forma como falam e aprendendo frases mais complexas, maiores e que exigem de coordenação motora para sua reprodução.
Contudo, essa gagueira infantil, que também pode ser chamada de uma disfluência de fala, acaba desaparecendo sozinha quando a criança passa a exercitar o hábito da fala, seja conversando com seus familiares ou amiguinhos de escola.
Infelizmente, em alguns casos a gagueira infantil persiste e se torna visível a necessidade de procurar a ajuda de um fonoaudiólogo para iniciar um tratamento.
Nesse caso, vale salientar que quanto antes iniciar o tratamento, melhores serão os resultados ao longo do crescimento da criança.
ESTATÍSTICAS DA GAGUEIRA
De acordo com o Instituto Brasileiro de Fluência, a gagueira é uma disfunção que acomete cerca de 5% de toda a população brasileira, ou seja, cerca de 10 milhões de pessoas.
Isso é uma estatística fundamental de se conhecer, tendo em vista que essa dificuldade de se falar é algo que iniciou com a gagueira infantil e culminou até a idade adulta.
Geralmente, a manifestação aparece normalmente, em 95% dos casos, quando o indivíduo possui menos de 5 anos de idade.
São poucos os casos que se iniciam após a o período da infância.
Por isso, a gagueira infantil é algo que merece uma atenção dos pais, pois se não for tratada, a tendência é de que permaneça durante sua vida adulta.
SINTOMAS
Agora vamos visualizar quais são os primeiros sintomas da manifestação da gagueira infantil e que merecem a atenção dos pais.
São eles:
- Uso frequente de interjeições (ex.: “tipo, tá, né, viu”);
- Prolongamento de sons;
- Nervosismo excessivo para iniciar uma conversa;
- Movimentos involuntários que demonstram tensão, como tremores, piscar de olhos, etc;
- Sons de hesitação (ex.: ééééé, ahnnnn, etc)
- Não há uma comunicação eficacaz.
Portanto, se seu filho já está apresentando alguns desses sintomas, fique atento e já agende uma consulta para avaliar seu caso e iniciar o seu tratamento o quanto antes.
O QUE CAUSA DA GAGUEIRA INFANTIL?
Atualmente podemos avaliar melhor a causa da gagueira infantil, que pode ser decorrente a diversos fatores, como os que vamos apresentar a seguir.
1 – GENÉTICA
Já é comprovado que a gagueira infantil pode ser causada devido a pretensão genética, pois existem alguns genes que ajudam no surgimento da gagueira.
Nesse caso, é comum que existam outros membros na família que apresentam essa mesma condição.
2 – CONDIÇÕES MÉDICAS
Outro motivo que pode levar à gagueira são condições médicas em que o paciente enfrentou, como AVC ou lesões intracranianas.
3 – SOCIAL
Em muitos casos, a gagueira infantil pode acontecer em decorrência de um ambiente social que não é adequado para o seu desenvolvimento social.
Isso consiste em ambientes que são agitados, com pessoas falando ao mesmo tempo e muito alto, não permitindo que a criança possua compreensão do que está acontecendo a sua volta.
4 – PSICOLÓGICO
Os problemas emocionais não causam a gagueira infantil, sendo justamente o contrário: a gagueira pode agravar problemas emocionais, aumentando sentimentos de desconforto e insegurança.
FATORES DE RISCO
Existem alguns fatores de risco que já são devidamente comprovados por aumentar as chances do desenvolvimento da gagueira infantil, como:
- Histórico familiar;
- Atraso no desenvolvimento infantil;
- Gagueira que se extende por período maior de 8 semanas;
- Gênero masculino (a taxa de remissão natural costuma ser maior em meninas).
TRATAMENTO
O tratamento para a gagueira infantil é algo que deve ser avaliado de maneira individual por meio da avaliação de um profissional da saúde.
O fonoaudiólogo irá avaliar a fluência da fala da criança, bem como outros fatores que interferem na disfunção, como componentes emocionais, TEA ou TDAH etc.
Assim, será determinado a melhor forma de se ajustar o tratamento conforme o caso.
É importante salientar, que a gagueira infantil não acontece devido a distúrbios emocionais ou afetivos, mas sim, a um distúrbio neuroquímico.
Além disso, recomendamos também, o acompanhamento de um psicólogo em casos que a gagueira infantil está afetando a confiança, autoestima e segurança da criança.
CONCLUSÃO
A gagueira infantil é um distúrbio neuroquímico que geralmente aparece em crianças com menos de 5 anos.
Se não tratados, essa fluência da fala pode se agravar até a idade adulta.
Por isso, agende uma consulta com um profissional para o seu filho o quanto antes, caso perceba alguns dos sintomas relatados nesse artigo.