O que é Cárie
in ,

O que é cárie e como tratá-la?

A cárie é uma doença bucal multifatorial, caracterizada por lesões que vão desde manchas brancas até cavitações dentárias, podendo atingir regiões mais profundas como a dentina e a polpa, região central do dente, que quando contaminada necessita de tratamento de canal.

“Um dos principais motivos do surgimento de cárie se deve ao excesso de consumo de carboidratos e açúcares, principalmente a sacarose. Esses, associados a uma higiene bucal inadequada, favorecerão a lesão de cárie, uma vez que as bactérias presentes na placa irão metabolizar o açúcar consumido, produzindo um ácido, responsável por desmineralizar a superfície dental e iniciar a lesão. “, explica a Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM, marca americana de cuidado bucal.

É possível ter cárie na fase adulta?

Sim, apesar de muito se discutir sobre a cárie em crianças, devido ao alto consumo de açúcar e higiene bucal inadequada, adultos também estão sujeitos às lesões de cárie, principalmente a cárie radicular. Esse tipo de desgaste dentário acontece pois, conforme vamos envelhecendo, a gengiva vai se retraindo e deixando exposta parte da raiz do dente. Esta, mais frágil por não conter a proteção do esmalte dentário, fica mais suscetível à cárie.

Como saber se estou com cárie ?

Cárie causa dor

A fase inicial da doença é caracterizada por uma mancha branca quase que imperceptível e pode não apresentar nenhum sintoma a princípio. Por isso, o dentista é o profissional apto a diagnosticar a lesão.

Caso não for tratada, essas pequenas lesões acabam aumentando e causando sensibilidade e/ou mesmo dor ao consumir alimentos doces ou bebidas quentes ou frias. Deste modo para não ocorrer a progressão da doença, o correto é visitar o dentista regularmente a cada seis meses, assim como atentar-se para uma boa higiene bucal, com escovação ao menos 2x ao dia com gel dental com flúor e o uso diário de fio dental.

Cárie causa dor ?

A lesão de cárie pode causar dor nos estágios mais avançados, quando o esmalte dentário já sofreu desgaste e a região da dentina já foi atingida. Em casos extremos, pode ocasionar a inflamação da polpa (parte inervada do dente), causando infecção.

“Deste modo é importante não ignorar o incômodo gerado, assim como não se automedicar, uma vez que a dor sinaliza que a há algo de errado com o dente, sendo necessário agendar uma consulta ao dentista, profissional apto a diagnosticar e tratar a doença bucal antes que ela se agrave. “, ressalta.

Qual o tratamento para cárie ?

Depende do estágio da cárie, porém é importante ressaltar que a melhor forma é a prevenção, adotando uma higiene bucal adequada com uma correta escovação e o uso do fio dental diariamente, além de consultas regulares ao dentista.

“Existem atualmente produtos inovadores que facilitam o uso do fio dental, como o fio dental com haste, indicado tanto para adultos, por ser mais prático de usar, quanto para crianças, na sua versão infantil, por possuir um sabor atrativo e ser de fácil manuseio, inserindo o hábito de uso do fio dental ainda na infância. Há também escovas infantis que possuem um cronômetro com luz, indicando o tempo adequado para a escovação e motivando a criança para o cuidado bucal. “, destaca.

“Se não foi possível prevenir a doença, haverá a necessidade de tratá-la. O paciente deve procurar ajuda odontológica ainda no início do problema, ou seja, quando há apenas lesões de manchas brancas, sendo possível reverter a lesão, remineralizando o esmalte dental com a aplicação tópica de flúor. Caso a lesão de cárie esteja em estado mais avançado, a opção será a restauração, removendo o tecido cariado e restaurando a anatomia dental, com a resina composta, por exemplo. O importante será conscientizar o paciente e motivá-lo sobre a necessidade de adotar novos hábitos, como a realização de uma boa higiene bucal e consumo de alimentos saudáveis, prevenindo assim a doença. “, finaliza.

Use fio dental

fio dental com cabo

Apesar da importância do uso do fio dental, de acordo com uma pesquisa solicitada pelo Conselho Federal de Odontologia ao Datafolha, em 2016, apenas 57% dos brasileiros afirmam usar o fio dental. E muita gente tem dificuldades para usa-lo, pensando nisso foi criada alternativas ao fio tradicional, que são mais práticas e fáceis de usar, facilitando o uso diário e implementação deste hábito tão importante para a saúde bucal. Um bom exemplo são os fios dentais com cabo, que possuem um pedaço de fio dental na ponta de uma haste para que a pessoa tenha maior facilidade e praticidade no momento da limpeza interdental .

Como o Flossers Múltipla Ação GUM, O fio dental com cabo da GUM tem Vitamina “E” e Flúor, que trazem mais benefícios para a saúde da gengiva. O formato ergonômico também facilita o alcance de espaços de difícil acesso de modo mais prático do que o fio dental tradicional. Além disso, possui sabor menta.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

filhotes queimados

Cadela tenta salvar 7 filhotes queimados vivos

Receita de massa de coxinha de batata

Receita de massa de coxinha de batata