Os benefícios do limão, um remédio caseiro barato que faz bem

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Se você é fã das dicas caseiras fáceis e baratas para melhorar a vida, anote aí: o limão é uma alternativa barata, de fácil acesso, capaz de deixar sua pele com um aspecto de dar inveja, hoje você vai descobrir os benefícios do limão.

Além de darem sabor a molhos, marinadas, bebidas e sobremesas, os limões também são uma boa fonte de vitamina C, e é justamente isso que faz com que ele seja indispensável para a saúde da pele.

Mas não é só isso. Além de ter poucas calorias e ser um curinga para as dietas, ele também ajuda a prevenir doenças e possui muitos outros benefícios. 

Para quem não sabia, aí vai uma curiosidade: em épocas passadas, marinheiros costumavam levar limões em suas longas viagens para ajudar a prevenir ou tratar o escorbuto, uma condição com risco de vida comum entre eles.

Curiosidades e benefícios do limão:

A vitamina C desempenha um papel vital na formação de colágeno, o sistema de suporte da pele.

A exposição ao sol, poluição, idade e outros fatores podem resultar em danos à pele. 

Pesquisas com animais sugeriram que ingerir vitamina C em sua forma natural ou aplicá-la topicamente pode ajudar a prevenir esse tipo de dano.

Limão reduz o risco de AVC

De acordo com estudos, os flavonóides em frutas cítricas como o limão podem ajudar a diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico em mulheres.

O AVC isquêmico é o tipo mais comum de AVC. Ele pode acontecer quando um coágulo bloqueia o fluxo de sangue para o cérebro.

Um estudo recente mostrou que o consumo regular a longo prazo de alimentos que contêm flavonóides pode ajudar a proteger contra o câncer e doenças cardiovasculares. No entanto, indicou que pessoas que fumavam ou consumiam muito álcool eram menos propensas a se beneficiarem.

Prevenção do câncer

Limões e suco de limão são uma excelente fonte de vitamina C antioxidante.

Os antioxidantes podem ajudar a prevenir que os radicais livres causem danos às células que podem levar ao câncer. No entanto, exatamente como os antioxidantes podem ajudar a prevenir o câncer ainda não está claro.

Limão para o reforço para o sistema imunológico

Alimentos com alto teor de vitamina C e outros antioxidantes podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico contra resfriado e gripe.

Uma pesquisa apontou que, embora os suplementos de vitamina C não pareçam reduzir a incidência de resfriados, eles podem ajudar a reduzir a duração de um resfriado – o que já é um ponto muito positivo.

A vitamina C também pode ajudar a aumentar a imunidade em pessoas submetidas a atividades físicas extremas.

Espremer um limão inteiro em um copo de água quente com uma colher grande de mel é uma bebida calmante para quem está com tosse ou resfriado.

Limão ajuda na Perda de peso

Ainda é preciso que surjam mais pesquisas sobre o tema, no entanto uma pesquisa realizada com mulheres coreanas na pré-menopausa, que estavam com alto índice de massa corporal (IMC). Uma parte delas seguiu uma dieta de desintoxicação com limão durante 7 dias. A outra parte não usou limão na dieta.

Aqueles que seguiram a dieta de desintoxicação com limão experimentaram mais resistência à insulina, gordura corporal, IMC, peso corporal e relação cintura-quadril do que aqueles nas outras dietas.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close