cozinhar com banha de porco
in

AmeiAmei

Porque você deve substituir o óleo de cozinha por banha

Publicidade

Houve um tempo em que a humanidade só consumia gordura animal. Foi no inicio do século XX que se iniciou o consumo do óleo vegetal ao ponto de sua quase total substituição a gordura animal ( banha ) .

Por muito tempo falou-se que o óleo vegetal era mais saudável do que banha de porco e alem da soja tantos outros foram apresentados como alternativas melhores para o uso alimentício dos óleos, mas seria isso mesmo verdade ?

Esse mito começa a cair, o Dr. Romualdo Lima nos explica: “Até 1911 não havia nenhum registro de infarto do miocárdio nos Estados Unidos, foi justamente nesse ano que se introduziu o óleo vegetal no mercado, o Dr. Paul White fez um estudo que constatou que em 1930 foram registrados 300 casos de infarto e em 1960 já eram 30,000 casos. Existem inúmeros produtos no mercado que afirmam ser ‘saudável’, mas a verdade por trás de cada produto é revelada lentamente, quando estes produtos começam a afetar a sua saúde, e as revelações são feitas quanto à salubridade real de um determinado produto”

Nos últimos 60 anos os “especialistas” nos fizeram acreditar que os óleos vegetais eram extremamente saudáveis e muito mais seguros.

Segundo o Dr. Rondó, especialista no assunto “Diziam também que a banha de porco deveria ser banida de uma vez por todas da nossa alimentação. Quanta bobagem! Até as primeiras décadas do século 20 todo mundo cozinhava usando a banha de porco sem nenhum tipo de questionamento.”

Veja em nosso site :

Veja Como A Caminhada Pode Emagrecer Até 8 Kg Por Mês

Excesso De Açúcar Pode Causar Doenças Degenerativas E Envelhecimento Precoce

Veja só mais alguns mitos relacionados à banha de porco. Sinceramente eu espero que eles mudem os seus conceitos sobre este alimento:

Banha de porco é ótima opção para cozinhar

qual melhor oleo de cozinha para saude

O óleo que usamos todos os dias para cozinhar, quando aquecido em demasia, contém um grande número de compostos que são tóxicos para a saúde, tais como radicais livres, que são cancerígenos, quando consumido por um longo tempo.

A banha de porco atinge a temperatura certa para fritar alimentos muito mais rápido, por isso vai cozinhar mais rapidamente e a comida acaba sendo muito mais saudável.

Veja como preparar a banha de porco na sua casa, na receita no final do post.

Banha de porco causa doença cardíaca ?

A resposta é Não ! Enquanto a gordura animal é saudável para as suas artérias, sobre os óleos vegetais não podemos dizer o mesmo. Segundo um estudo de longa duração envolvendo 458 homens que sofreram ataque cardíaco ou angina, os indivíduos que substituíram gorduras animais por óleo vegetal, tiveram o dobro de mortes quando comparados com homens que consumiram gordura animal.

Nutritiva

A banha contém principais nutrientes que são benéficos para a saúde, como vitaminas B e C, além de minerais como fósforo e ferro. Uma coisa notável é que ela é isenta de açúcar, tornando-a excelente para as pessoas com diabetes; também contém uma baixa quantidade de sódio.

Publicidade

Banha de porco é saudável para o coração:

coracao

Não há nenhum problema em relação à gordura saturada animal, como se pregou. Só que a banha não é gordura saturada pura. Esse é outro mito feito pela indústria dos óleos vegetais para descredenciar essa gordura. Na verdade, a banha tem uma composição perfeitamente balanceada com cerca de 40% de gordura saturada e 45% de gordura monoinsaturada.

Leia em nosso site : 10 Alimentos Que Limpam As Artérias E Protege De Ataques Cardíacos

Boa contra a depressão

A banha é rica em ácido oleico, uma gordura cujo consumo está diretamente relacionado ao menor risco de depressão. Ao comer banha de porco, ou cozinhar alimentos nele ou preparações culinárias, você vai dar ao seu corpo este ácido que evitará que sofra deste distúrbio.

E falando de gorduras, banha de animais criados soltos, pastoreando, são riquíssimos em ômega 3.

O diabético, que pela sua própria condição é mais vulnerável a problemas vasculares deve, portanto, evitar os excessos de gordura na alimentação. (com informações de Feldman).

O ideal é preparar a banha de porco em casa, em vez de comprar as industrializadas e fazer é muito fácil.

Receita de como fazer banha de porco em casa

Banha de porco ou óleo vegetal

Preparar banha de porco é muito fácil,  você vai precisar de :

  • 500gr de toucinho gordo ou de panceta;
  • 3 folhas de louro;
  •  4 dentes de alho (pode ser com casca);
  •  Sal grosso

Para se obter a banha do porco, devemos levar ao fogo a gordura do porco ainda crua e em fogo muito baixo, dica, separe toucinho do courato (parte mais dura) e corte em pedaços pequenos.

Coloque na panela em fogo baixo e depois é só colocar as folhas de louro, partidas ao meio, os dentes de alho com casca e um pouco de sal grosso.

Assim que o toucinho ou a panceta começar a derreter retire o louro, os dentes alhos e a gordura que já se formou para um recipiente de vidro ou de barro. (cuidado que o liquido vai estar muito quente)

Depois continue mexendo e sempre que formar líquido retire para o recipiente até o toucinho derreter por completo.

Assim você vai ter uma gordura densa e muito saborosa, que pode ser utilizada em todos os preparos que necessitem gordura e caso queira fazer doces com a banha, não coloque sal na preparação.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Comente !
  1. Queria entender porque as pessoas fazem alardes por qualquer questão, vamos ser mais obvios, não precisamos de discussão. Bom pelo que entendi a gordura animal só não é recomendável para os diabéticos porque este já não pode com gordura nenhuma mesmo.

  2. Eu acho que no último parágrafo, apesar de enfatizar o diabético, foi jogado por terra tudo que foi defendido anteriormente. Apenas lwmbrando que quando nossos antepassados usavam banha, eles gastavam essas calorias na enxada, na roça. Vivendo uma vida sedentária, comendo banha, sei não…..

    • Realmente Devanir, Comer banha em excesso e não queimar a energia pode levar à obesidade, mas só um registro: Os carbohidratos são muito piores que a banha e ninguem reclama deles. Enfim a banha é um alimento natural e saudável. Sempre se lembrando que TODO O EXCESSO FAZ MAL À SAÚDE.

  3. Quanta informação errada, como pode? Então vocês estão dizendo que há carboidratos (açúcar) no óleo vegetal inadequando para diabéticos? Não importa se foi em 1911 que se introduziu o óleo de soja e aumentou a ocorrência de infartos , e sim que quando começou ser comercializado aumentou o processo de aquecimento de óleos industrialmente, levando à altas temperaturas e super saturando esses lipídios, e como todo mundo sabe o excesso de gorduras saturadas combinado com o sedentarismo eleva o LDL, que quando oxidado causa inflamação nos vasos dando início a aterosclerose e aí sim o infarto.

  4. Um dos problemas do óleo vegetal é a quantidade de ômega 6 que leva a um maior risco de morrer de doença cardíaca. Faz total sentido, pois à milhares de anos nosso corpo se adaptou a gordura animal e de repente incluímos em nossa dieta algo nunca visto por nossas células. Esse ácido graxo, o ômega 6, é uma gordura boa. Todo o marketing gira em torno disso, no entanto, não falam nada dos problemas advindos do EXCESSO. E isto é só o começo pois, geralmente o óleo vegetal é aquecido e com isso ocorre a formação de Colesterol Oxidado que atua como Radical Livre.

  5. Uso banha a anos e vou continuar usando. è muito melhor. Faço exames de sangue anuais e o colesterol esta dentro da normalidade. Nao vejo problemas em consumir banha de porco. Apesar disso o meu cardiologista insiste em que eu use oleo vegetal, mas vou continuar na banha , claro, nada de exageros no consumos, pois tudo em excesso fal mal.

  6. frito salgado todo dia para comer com oleo vegetal, mas rapidamente fica com a sua cor alterada. pensei em comprar uma fritadeira sem oleo e me falaram que o gosto é estranho, e que eu não gostaria e essa pessoa me falou para fritar o salgado com banha e penso que assim que vou fazer.

  7. Já repararam o cheiro horrível que fica na panela depois de se estourar pipoca com margarina ou óleo de soja?
    Fiz o teste de estourar pipoca com banha de porco, fica super gostosa e não dá cheiro de ranço na panela!!!

  8. Num bolo ou salgados deve ficar uma maravilha…idéia de feiticeira essa hein!
    Cuidado pra vassoura n sair voandooooo…

  9. Fazia tempo que não comia ovo frito, pois descobri que o colesterol não é devido ao ovo e sim a gordura onde ele é feito, e naomgosto quando vou feitar e o ovo gruda na panela e desmancha todo.
    Como passei usar banha, resolvi fritar o ovo nela, e nossa, deu super certo, um tiquinho de banha o ovo fica flutuantes, mais seco e saboroso e não gruda e não desmancha. Ovo caipira lógico que é muito mais saudável.

  10. meu níveis de colesterol e triglécerides sempre apresentavam-se elevados, apos consumo da banha de porco diminuíram consideralvelmente. super recomendo!

  11. Gente , ontem fiz umas batatas fritas com óleo vegetal, e vocês acredita q anoite eu tive q passa um pano com detergente em toda cozinha, o cheiro ficou horrível.

  12. Minha vó morreu com 93 anos sempre consumiu banha de porco,morreu de velhice mesmo não sentia nada pense numa velha dura,ela comia banha de porco até no pão,eu vou usar só banha de porco,a comida fica mais gostosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

receita de pirulito de biscoito

Receita de pirulitos de biscoito com chocolate

porque bocejamos

Porque bocejamos quando vemos outra pessoa bocejando ?