oftalmopediatra
in ,

Quando levar o bebê ao oftalmopediatra ?

Publicidade

Muitos pais de primeira viagem têm dúvidas sobre os cuidados com a visão do bebê.  Para detectar doenças oculares congênitas, várias maternidades vêm realizando o “Teste do Olhinho”, que apesar de ser importante, não identifica outros problemas na visão que podem surgir futuramente. Por isso, levar o bebê a um oftalmopediatra em seu primeiro ano de vida é muito importante.

As doenças oftalmológicas mais graves, como a catarata congênita, por exemplo, podem ser detectadas na maternidade, mas a criança pode apresentar outras condições que precisam ser tratadas por um especialista.

Além disso, essa primeira consulta também é importante para os bebês que nascerão sem visão ou com alguma doença visual. Pois o oftalmopediatra orientará os pais sobre a higiene dos olhos e explicar como a visão desenvolve, já que esse processo acontece até os 7 anos.

Para alertar os pais sobre essas doenças, separamos alguns problemas de visão que podem afetar os bebês em seu primeiro ano de vida. Confira:

Obstrução do canal lacrimal

Um dos problemas mais comuns nos bebês. Ela acontece quando uma membrana que liga o ducto lacrimal à cavidade nasal é obstruída. Na prática, as lágrimas permanecem nos olhos e apresentam sintomas como lacrimejamento constante, acúmulo de secreção nos olhos, pálpebras coladas e irritação da pele.

Publicidade

Conjuntivite em bebês

Conjuntivite bebes

Podem ser virais ou bacterianas e os sintomas são olhos vermelhos, secreção, dor, inchaço e coceira.

Alergia ocular

Alguns bebês apresentam quadros alérgicos, como rinite e dermatite de contato e existe um risco de desenvolver alergias oculares também. Os principais sintomas são coceira e olhos vermelhos.

Estrabismo

O sinal mais evidente é o desvio dos olhos em direção ao nariz ou em direção às orelhas. O estrabismo pode surgir nos primeiros meses de vida ou se desenvolver mais tarde. Por isso procure um oftalmopediatra

Erros refrativos

Bebês podem nascer com altos graus de miopia, astigmatismo ou de hipermetropia e na primeira consulta com o oftalmopediatra é possível descobrir se já existe algum deles e até prescrever óculos. Um dos sinais para este problema é a sensibilidade à luz (fotofobia).

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
roupa de cama

Quando trocar a roupa de cama ?

Alimentos que provocam gases

Alimentos que provocam gases e alimentos que ajudam a combater gases