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Saiba como congelar frutas e legumes

congelar frutas e legumes

A vida anda uma loucura e não é difícil encontrar por aí pessoas que têm seu tempo engolido pelo trabalho, por cursos, pelo cuidado com os filhos ou por qualquer outra coisa.

Se você também vive na correria, mas quer ter uma alimentação saudável e caseira, nada melhor do que adiantar seu cardápio da semana ou até mesmo do mês congelando alimentos.

A correria não é o único motivo para você apostar no congelamento de alimentos. Talvez você tenha comprado muitas frutas e depois percebido que não vai conseguir comê-las antes que estraguem.

Talvez seus planos para o jantar tenham mudado e você precise enfiar tudo o que já tinha preparado dentro do congelador.

A maioria das coisas é simples de congelar. O maior erro das pessoas está na hora de congelar frutas e legumes.

Como fazer isso da maneira correta?

É preciso seguir algumas regras para que os nutrientes destes alimentos não se percam e também para mantê-los com sabor e textura agradáveis.

Dicas gerais:

  • Corte as frutas ou vegetais em tamanhos maiores, para torná-los mais fáceis de usar quando forem descongelados.
  • Escalde os vegetais brevemente para definir sua cor e textura. Logo em seguida, faça um resfriamento colocando-os em uma bacia com água e bastante gelo.
  • Depois, forre uma assadeira com papel manteiga e congele seus produtos em uma única camada.
  • Quando as frutas e vegetais estiverem totalmente congelados, coloque-os em um saco para freezer, etiquetando e datando cada um antes de arrumá-los no freezer.
  • Cebola e pimentão são as principais exceções. Eles podem ser congelados crus, enquanto todos os outros vegetais devem ser escaldados ou totalmente cozidos antes de chegarem ao congelador. A fruta crua, por outro lado, congela perfeitamente.

Validade

Frutas cítricas podem ficar congeladas por cerca de 3 meses. Já as outras frutas e vegetais duram de 8 a 12 meses no congelador. Para prolongar a vida útil de seus produtos congelados, recomenda-se pegar um selador a vácuo para evitar queimaduras de congelamento e manter o sabor dos vegetais úmidos e frescos.

Dica de congelamento

Você pode congelar qualquer fruta ou vegetal, exceto aipo, agrião, endívia, alface, pepino e rabanete. Estes alimentos têm alto teor de água e acabam ficando encharcados e quando são descongelados.

Confira algumas dicas específicas de congelamento:

frutas

Maçãs: você pode congelar maçãs inteiras com casca, mas maçãs fatiadas podem ser armazenadas melhor. Para evitar que fiquem queimadas do frio, cozinhe as maçãs no vapor por 1 a 2 minutos ou dissolva 1/2 colher de chá de ácido ascórbico em 3 colheres de sopa de água e polvilhe a mistura sobre as fatias cruas antes de congelar.

Bananas: Congele bananas maduras inteiras para fazer pão de banana ou outra receita de panificação. Ou corte as bananas e congele-as em uma assadeira para usar em smoothies ou vitaminas.

Pimentões: Ao contrário de outros vegetais, você não precisa escaldar os pimentões. Simplesmente remova as sementes, corte-as em fatias ou cubos e congele-as em um saco adequado para congelador.

Brócolis e couve-flor: corte as folhas e remova os caules. Corte em pedaços antes de escaldar por 3 minutos. Em seguida, resfrie em uma bacia com água e gelo e congele em uma assadeira.

Frutas cítricas: se você estiver congelando frutas cítricas para fazer suco, deixe as cascas intactas e corte a fruta ao meio antes de congelar. Você também pode remover as cascas, cortar a fruta em fatias e colocar em saquinhos.

Milho: A maneira mais fácil de congelar o milho é tirando o sabugo, embora você possa congelá-lo inteiro, se desejar. Escalde a espiga por 4 minutos e deixe esfriar antes de remover os grãos com uma faca afiada e colocar no congelador.

Batatas: as batatas têm um alto teor de água, mesmo quando são cozidas antes de serem congeladas. No entanto, se você congelar um purê de batatas a textura continua ótima.

Written by Cris Veronez

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