Menu
in

Saiba como congelar frutas e legumes

A vida anda uma loucura e não é difícil encontrar por aí pessoas que têm seu tempo engolido pelo trabalho, por cursos, pelo cuidado com os filhos ou por qualquer outra coisa.


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

Se você também vive na correria, mas quer ter uma alimentação saudável e caseira, nada melhor do que adiantar seu cardápio da semana ou até mesmo do mês congelando alimentos.

A correria não é o único motivo para você apostar no congelamento de alimentos. Talvez você tenha comprado muitas frutas e depois percebido que não vai conseguir comê-las antes que estraguem.

Talvez seus planos para o jantar tenham mudado e você precise enfiar tudo o que já tinha preparado dentro do congelador.

A maioria das coisas é simples de congelar. O maior erro das pessoas está na hora de congelar frutas e legumes.

Como fazer isso da maneira correta?

É preciso seguir algumas regras para que os nutrientes destes alimentos não se percam e também para mantê-los com sabor e textura agradáveis.

Dicas gerais:

  • Corte as frutas ou vegetais em tamanhos maiores, para torná-los mais fáceis de usar quando forem descongelados.
  • Escalde os vegetais brevemente para definir sua cor e textura. Logo em seguida, faça um resfriamento colocando-os em uma bacia com água e bastante gelo.
  • Depois, forre uma assadeira com papel manteiga e congele seus produtos em uma única camada.
  • Quando as frutas e vegetais estiverem totalmente congelados, coloque-os em um saco para freezer, etiquetando e datando cada um antes de arrumá-los no freezer.
  • Cebola e pimentão são as principais exceções. Eles podem ser congelados crus, enquanto todos os outros vegetais devem ser escaldados ou totalmente cozidos antes de chegarem ao congelador. A fruta crua, por outro lado, congela perfeitamente.

Validade

Frutas cítricas podem ficar congeladas por cerca de 3 meses. Já as outras frutas e vegetais duram de 8 a 12 meses no congelador. Para prolongar a vida útil de seus produtos congelados, recomenda-se pegar um selador a vácuo para evitar queimaduras de congelamento e manter o sabor dos vegetais úmidos e frescos.

Dica de congelamento

Você pode congelar qualquer fruta ou vegetal, exceto aipo, agrião, endívia, alface, pepino e rabanete. Estes alimentos têm alto teor de água e acabam ficando encharcados e quando são descongelados.

Confira algumas dicas específicas de congelamento:

Maçãs: você pode congelar maçãs inteiras com casca, mas maçãs fatiadas podem ser armazenadas melhor. Para evitar que fiquem queimadas do frio, cozinhe as maçãs no vapor por 1 a 2 minutos ou dissolva 1/2 colher de chá de ácido ascórbico em 3 colheres de sopa de água e polvilhe a mistura sobre as fatias cruas antes de congelar.

Bananas: Congele bananas maduras inteiras para fazer pão de banana ou outra receita de panificação. Ou corte as bananas e congele-as em uma assadeira para usar em smoothies ou vitaminas.

Pimentões: Ao contrário de outros vegetais, você não precisa escaldar os pimentões. Simplesmente remova as sementes, corte-as em fatias ou cubos e congele-as em um saco adequado para congelador.

Brócolis e couve-flor: corte as folhas e remova os caules. Corte em pedaços antes de escaldar por 3 minutos. Em seguida, resfrie em uma bacia com água e gelo e congele em uma assadeira.

Frutas cítricas: se você estiver congelando frutas cítricas para fazer suco, deixe as cascas intactas e corte a fruta ao meio antes de congelar. Você também pode remover as cascas, cortar a fruta em fatias e colocar em saquinhos.

Milho: A maneira mais fácil de congelar o milho é tirando o sabugo, embora você possa congelá-lo inteiro, se desejar. Escalde a espiga por 4 minutos e deixe esfriar antes de remover os grãos com uma faca afiada e colocar no congelador.

Batatas: as batatas têm um alto teor de água, mesmo quando são cozidas antes de serem congeladas. No entanto, se você congelar um purê de batatas a textura continua ótima.

Written by Cris Veronez

Leave a Reply

Sair da versão mobile