5 dicas para lidar com a TPM e passar esse período mais feliz

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Cerca de 40 por cento das mulheres passam pela Tensão Pré Menstrual (TPM) e cinco por cento sofrem tanto que os impedem de deixar suas vidas normais. Os sintomas mais comuns incluem sensibilidade mamária, cólicas, insônia, irritabilidade, desejos, dores de cabeça, ansiedade e perda da libido.


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Estudos têm mostrado que você pode tratar os sintomas da TPM, naturalmente, com uma combinação de mudanças na dieta, suplementos e ervas, diz a nutricionista Rick Hay. “Quando você começa modificar a dieta, você pode perceber os sintomas sendo diminuídos rapidamente”, ele explica

O Nutricionista revela 5 passos simples que podem fazer efeito nos dias de TPM:

Magnésio na tpm

1. Magnésio

Se você sofre de TPM, o citrato de  magnésio pode te ajudar, aliviando os níveis de estresse e ansiedade, dores de cabeça e dores musculares. Há estudos que demonstram que as mulheres que tomam 400mg de magnésio diário tiveram uma redução da tensão nervosa, nas dores mamárias, redução no ganho de peso, ansiedade de açúcar, tonturas e dores de cabeça. Os alimentos ricos em magnésio são principalmente sementes, como as sementes de abóbora ou as sementes de girassol, frutas secas como amêndoa e vegetais, como a acelga.

2. Vitaminas B
Tomando um complexo natural B com o seu magnésio pode reduzir ainda mais os sintomas – especialmente se você se sentir regularmente para baixo, ansioso ou com falta de energia.
Vitaminas do complexo B é aquela vitamina que nosso corpo usa nos dias estressantes, por isso se você leva uma vida estressada procure repor as vitaminas B do seu corpo. Alguns exemplos de alimentos ricos em vitaminas B são: banana, carnes, os miúdos, como fígado ou rim, vegetais verdes folhosos como couve ou espinafre, cereais e os ovos.

3. Erva Agnus Castus
Agnus Castus é uma das mais eficazes ervas e bem estudadas para o alívio natural de TPM.
É usada para tratar irregularidades menstruais associadas tanto com os sintomas físicos e emocionais.
Um estudo, publicado na revista Terapias Avançadas em pacientes japoneses, melhorou dramaticamente irritabilidade, humor deprimido, raiva, dor de cabeça, inchaço, dores na mama, problemas de pele, fadiga, sonolência, insônia e associado com TPM.
4. Reduza alimentos inflamatórios em sua dieta
Para as duas semanas que antecederam a seu período, tente reduzir os níveis de alimentos inflamatórios em sua dieta. A inflamação é o sistema imunitário do corpo que reage aos estímulos percebidos.
Os alimentos que podem agravar antes de seu período incluem açúcar (sim, o chocolate que você deseja pré-período não está ajudando), cafeína, alimentos processados de carne – especialmente processados, alimentos fritos, refrigerantes e sucos de frutas.

5. Coma Couve
A couve é uma das melhores fontes à base de cálcio, um nutriente essencial o tempo todo, mas especialmente necessário pré-período.

Leia em nosso site : Os Benefícios Da Couve No Seu Dia A Dia

Você pode comê-la cru como um substituto do alface em saladas ou jogá-la em um smoothie com um pouco de leite de amêndoas, manteiga de amendoim, cubos de gelo e uma pêra para um delicioso pequeno-almoço.

TPM : Conheça os alimentos pioram e os que melhoram os sintomas

TPM

Leite fermentado, aveia e fibras: melhoram o funcionamento do intestino, assim, você não se sentirá tão inchada.

Frutas cítricas e vegetais alaranjados: deixam a pela mais bonita durante esse período, fazendo com que sua auto-estima permaneça alta.

Alimentos ricos em cálcio e vitamina D, pois estudos com jovens universitárias e enfermeiras mostraram que aquelas que consumiram alimentos ricos em cálcio e vitamina D apresentaram menos sintomas de TPM. Esses estudos sugerem que as mulheres consumam pelo menos 3 porções de alimentos ricos em cálcio, como leite desnatado, queijo branco, iogurtes ou até mesmo leite de soja.

Alimentos com magnésio, como falamos acima, o magnésio melhora os sintomas de cólica, dor de cabeça e ajuda no controle da compulsão de doces, e você encontra ele em frutas oleaginosas (nozes), grãos integrais, feijão, abacate, salmão e vegetais verde-escuros como o brócolis.

Brócolis esse vegetal é rico em cálcio, magnésio, vitamina A, B6, C e E. Além disso, os brócolis são ricos em fibras que ajudam a regular os níveis de estrógeno no organismo. Como efeito adicional, as fibras melhoram a digestão, evitam a constipação e retardam a absorção de gorduras.

Conheça alimentos que pioram os sintomas da TPM

chocolate

Cafeína encontrada em no café, refrigerantes, erva-mate e chá preto causam dores nos seios, ansiedade, irritabilidade e oscilações de humor, além de esgotar os estoques de vitamina B do organismo. Mas não pare de tomar café repentinamente, para não sentir dores de cabeça, causadas pela abstinência da cafeína.

Comece a tomar uma xícara a menos por dia, tomá-las pela metade ou as substitua por infusões de alecrim ou gengibre, que contêm substâncias estimulantes e combatem o esgotamento físico e mental.

Chocolate (isso mesmo) pois ele aumenta a oscilação do humor, intensifica a compulsão por açúcar, provoca ganho de peso e aumenta a necessidade de vitaminas do complexo B. Durante a TPM é melhor ingeri-lo em pequenas quantidades, com frutas, passas ou barras de cereais, ou substituí-lo por carboidratos complexos e alimentos ricos em magnésio.

Lembre-se, doces por conter açúcar que priva o corpo dos sais minerais e vitaminas do complexo B, provoca fadiga, dores de cabeça.

Álcool porque destrói o metabolismo dos carboidratos e intensifica os sintomas da TPM. É tóxico para o fígado, que já está sobrecarregado durante essa fase. Alem disso o álcool pode desencadear cefaleia (dor de cabeça) e fadiga, além de favorecer a perda de nutrientes devido à ação diurética.

Sal: Ele força a retenção de líquidos causando edema e inchaço.

Dicas :

Priorize atividade física. O exercício pode ajudar a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor. Vale até uma simples caminhada.

Se você está sempre incomodada com questões mal resolvidas, resolva e fale antes da TPM, não guarde para você, pois quando a menstruação se aproxima tudo é posto para fora com uma carga emocional exagerada, o que não é bom nem para você e nem seu amor ou amigos.

E claro caso sua TPM esteja muito fora do normal, procure um médico.

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