Alimentos que ajudam a melhorar o sistema imunológico

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Manter uma alimentação saudável e adequada é um fator de extrema importância para o fortalecimento do sistema imunológico, já que ele é responsável por proteger nosso organismo contra bactérias e vírus, que é o caso do Covid-19. Nutricionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo orientam a aumentar o consumo de alguns nutrientes encontrados nos alimentos, que desempenham a função de modular a resposta imune do corpo e com isso ajudam a prevenir o desenvolvimento de diversas doenças.


Especial : Confira novidades da Natura para essa semana (acesse aqui)

A vitamina C, presente principalmente nas frutas cítricas, é um potente antioxidante que diminui o dano celular e mantém a imunidade em alta.

Outro nutriente muito importante na manutenção da integridade das células de defesa é a vitamina A, encontrada em alimentos vermelhos e alaranjados como a cenoura, abóbora, manga e tomate.

Já a vitamina E ajuda a proteger células contra substancias tóxicas e favorece a função imunológica. As castanhas, amendoim, sementes de girassol e vegetais verdes escuros são ricos neste nutriente.

O zinco é um mineral que está altamente relacionado ao fortalecimento do sistema imune, ele é encontrado principalmente em carnes, laticínios, frutos do mar e cereais.

O consumo de probióticos, como o iogurte natural, também é bastante recomendado, pois eles contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal e auxiliam as células de defesa no combate a infecções.

A boa hidratação é outro fator essencial para manter a imunidade em alta. A recomendação é de ingerir, em média, 2 litros de água por dia. Veja em nosso site 10 sintomas que você precisa beber mais água urgente.

Aliar a boa alimentação com hábitos mais saudáveis, como manter o sono em dia, praticar algum tipo de exercício físico e controlar o stress, é imprescindível para o bom funcionamento do sistema imunológico e, consequentemente, para a prevenção de doenças.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.