Anticoncepcional engorda? Saiba a verdade

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Será verdade que ao anticoncepcional engorda mesmo? Confira o que é verdade e o que é mito sobre isso.

A pílula anticoncepcional é extremamente usada no mundo inteiro por milhares de mulheres que desejam prevenir uma gravidez e também aliviar os sintomas da TPM. Existem diferentes tipos de pílulas e cada mulher deve tomar aquela que for recomendada pelo seu ginecologista, mas algo que parece ser unânime entre muitas é que após começar a tomar a pílula, sentem que o corpo começa a engordar.

Isso leva muitas pessoas a crerem que o anticoncepcional acaba engordando e a seguir, nós desvendaremos esse mistério. Será que o anticoncepcional realmente engorda? Saiba a verdade a seguir!

Os efeitos colaterais do anticoncepcional

Os anticoncepcionais, por menos hormônios que possuam, trazem alguns efeitos colaterais para o nosso corpo. Entre esses efeitos colaterais podemos destacar a dor de cabeça, a dor nos seios e também a retenção de líquidos.

Isso costumava ser ainda pior logo quando o anticoncepcional surgiu, pois as doses de estrogênio e progesterona em cada comprimido eram muito altas. Isso causava efeitos colaterais como aumento do apetite que sim, ocasionava um ganho de peso. No entanto, atualmente, as pílulas possuem muito menos concentração de hormônio, por isso é muito raro esses efeitos colaterais acabarem surgindo.

Ainda assim, não é raro vermos algumas mulheres reclamando de terem ganhado peso logo após começarem a tomar a pílula. Isso acontece principalmente devido à retenção de líquidos, que é um efeito colateral. Retendo mais líquido no corpo, a mulher acaba ficando mais inchada e isso reflete na balança. Essa retenção de líquidos costuma ser muito comum nos primeiros três meses de uso da pílula.

Entenda porque o uso do anticoncepcional pode dificultar o emagrecimento

O uso do anticoncepcional tende a bloquear a ovulação e consequentemente diminuir a quantidade de testosterona no organismo. A testosterona, ainda que em quantidades pequenas, são fundamentais para a mulher, pois gera efeitos como aumento da disposição, promove o ganho de massa muscular e também a perda de gordura.

Quando há a inibição desse hormônio, os efeitos são contrários: a mulher não tem tanta disposição assim, pode perder massa muscular com mais facilidade e possui uma tendência maior ao acúmulo de gordura. Por isso, dependendo da rotina pessoal de cada mulher, ela pode ter mais dificuldade para manter o seu peso atual ou ainda para conseguir emagrecer.

Afinal, o anticoncepcional engorda?

anticoncepcional engorda ?

O anticoncepcional pode dificultar o emagrecimento e promover a retenção de líquidos, mas entre os seus efeitos colaterais, não está o ganho de peso. A retenção de líquidos tende a diminuir após 3 meses de uso, mas se isso não acontecer, o ideal é conversar com seu ginecologista para ver se não é o momento de trocar a sua pílula.

Em relação a ter mais dificuldade para emagrecer ou manter o seu peso, o ideal é manter uma rotina de atividades físicas e caprichar na alimentação. De nada adianta você comer besteiras o dia inteiro, dessa forma com certeza possui mais chances de engordar.

Mas se você tiver uma rotina saudável e equilibrada, as chances são bem menores e você pode conseguir manter o seu peso.

Importante

Sempre procure seu médico especialista para que ele lhe indique qual remédio é mais indicado no seu caso e com seus exames poder analisar seu caso detalhadamente. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas que são de domínio público na internet.

Gostaram das informações?

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.