A

Aquecer alimentos no micro-ondas aumenta risco de câncer ?

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Desde o surgimento do micro-ondas já se temia pelo risco de câncer devido a radiação que o eletrodoméstico possui.

Apesar disso, o micro-ondas se tornou um dos eletrodomésticos indispensáveis na vida corrida do cidadão.

Recentemente, uma fake news viralizou em grupos no Whatsapp, onde afirmava que micro-ondas utilizados no Japão para esquentar alimentos traziam danos a saúde e aumentavam as chances de câncer devido a sua radiação, e por isso, o eletrodoméstico estava sendo extinto do país.

Além de usar um tom alarmista e conter inúmeros erros gramaticais, o texto foi desmentido pelo Ministério da Saúde, que avisou que se tratava de mais uma fake news e apenas isso.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda acreditam que usar o micro-ondas pode aumentar o risco de câncer, mas o Ministério da Saúde também se posicionou sobre isso, confira:

“A radiação do micro-ondas tem apenas a propriedade de cozinhar e/ou aquecer os alimentos, não alterando a estrutura química ou molecular do alimento. Assim, o consumo de alimentos aquecidos no micro-ondas não aumenta o risco de câncer.

O forno de micro-ondas emite uma forma de radiação não ionizante classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do forno está preparada para que a radiação não extravase para o ambiente externo.

microonda causa câncer ?

É importante seguir as instruções de utilização dos aparelhos, pois podem trazer riscos se estiverem danificados, principalmente as vedações de portas antigas ou defeituosas – causas mais comuns de vazamento desse tipo de radiação.

Outras formas são acúmulo de sujeira, abuso mecânico ou simplesmente o desgaste do uso contínuo.”

Sendo assim, opte por micro-ondas que possuem o selo do INMETRO, mantenha-o sempre em bom estado e o aparelho não irá trazer riscos a sua saúde.

E vale lembrar, Fake News podem causar mais problemas do que apenas desinformação, principalmente as fake news de saúde.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.