Bem estar Saúde Cirurgião plástico esclarece sobre a necessidade (ou não) da...

Cirurgião plástico esclarece sobre a necessidade (ou não) da troca da prótese de silicone

-

É necessário trocar a prótese ou implante de silicone a cada 10 anos? Custa mais caro? O pós-operatório é mais doloroso? Pensando nessas e em outras dúvidas sobre a necessidade (ou não) da troca de silicone nos seios, o cirurgião plástico Dr. Luiz Haroldo Pereira, com mais de 40 anos de carreira, listou uma série de informações a respeito.

De acordo com o médico os implantes estão com a qualidade cada vez melhor e a necessidade da troca só acontece realmente quando a mulher tem endurecimento das mamas ou rotura, ou em casos de interesse em aumentar e diminuir os implantes e até mesmo retirar, o chamado explante.

“O implante ou prótese de silicone não é um produto biológico e, portanto, será sempre um corpo estranho que com o tempo pode sofrer desgaste ou reação do próprio organismo, ocasionando contratura capsular, que é um endurecimento das mamas, ou em alguns casos rotura dos implantes. É aí que ocorre a necessidade da troca”, diz o especialista, que comenta: “o tal ‘prazo de 10 anos’ era dado pelos fabricantes. Atualmente não falamos neste tempo e a prótese só deverá ser trocada se tiver algum problema. Os implantes são de melhor qualidade atualmente.”
Luiz Haroldo também fala sobre o ‘mito’ de que o silicone atrapalha na amamentação: “As pacientes que têm implantes podem amamentar sem nenhum problema. E, caso haja queda das mamas por aumento exagerado durante a amamentação, elas também podem fazer a troca depois.”
O especialista completa: “Os exames das mamas em mulheres com prótese são ultrassonografia, mamografia ou ressonância. E, se tiver qualquer alteração nas mamas, tem que procurar o cirurgião plástico. O custo para trocar uma prótese é o mesmo. Se for feito pelo mesmo cirurgião dependerá da relação médico x paciente. Para troca dos implantes, na maioria dos casos, será pela mesma via de acesso. Se for explante, a troca poderá ser por uma cicatriz maior. O pós-operatório é semelhante ao da primeira cirurgia.”
Dr. Luiz Haroldo Pereira, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro, é referência em cirurgia corporal ou na face no Brasil. Ele se especializou na França, onde participou da equipe do Dr. Pierre Fournier.
O médico tem mais de 25 artigos publicados nas mais diversas e importantes revistas nacionais e internacionais sobre cirurgia plástica e é autor de vários capítulos de livros sobre lipoaspiração, lipoenxertia, próteses de silicone, cirurgias de face e gluteoplastia, sendo considerado fonte no Brasil para todos estes assuntos.
O médico já foi presidente da regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) do Rio Janeiro, participou da banca de exames para título de especialista em cirurgia plástica durante 12 anos e, desde 2006, é membro da comissão de avaliação para médicos que desejam se torna titulares da SBCP, capacitados para realizar as cirurgias de abdominoplastia, lipoaspirações, implantes de silicone e outros procedimentos.
Leandro Isola
Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidades

Bolsonaro vai demitir ministro da Saúde Luiz Mandetta hoje, diz jornal

Segundo jornal, o presidente Jair Bolsonaro  vai demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, hoje, segunda-feira (06/04). A informação...

Para evitar acidente, cachorro ganha torre de vigilância para espiar a rua

Um casal se mudou para um nova, mas acabou tendo um problema, o seu cachorro Cheque ficava no terraço...

L’Oréal vai produzir e doar álcool gel e produtos de higiene para hospitais públicos

Na luta contra 0 COVID-19, a L'Oréal Brasil anuncia a produção industrial de 170 toneladas de álcool gel em...

Vitamina D: A nova queridinha da saúde no reforço a imunidade

Segundo Organização Mundial da Saúde (WHO), a deficiência de Vitamina D no organismo das pessoas já é uma pandemia. O...

Preconceituoso Rodrigo Branco chama Bella Falconi de autista “meio retardada” em vídeo

Mais um ato de preconceito e falta de informação, agora Rodrigo Branco, conhecido por alguns como guia turístico de...

Inclusão de autistas no ensino regular traz benefícios para todos

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no Brasil, o autismo vem ganhando cada vez mais espaço...

Veja também

Protegido: Camiseta faz noiva ser abandonada no dia do casamento

Uma imagem vem circulando nas redes sociais dá conta...

Como morar no Canadá de forma legal

O sonho de viver fora do país faz parte...
- Publicidade -

MaisNovidades
Veja o que mais é notícia