Como excluir a carne da alimentação?

Muitas pessoas estão deixando de comer carne. A decisão envolve questões de saúde e também religiosas. Mas, como excluir a carne da alimentação? Confira aqui dicas para deixar de comer carne de maneira segura.

Carne não é tão indispensável quanto se pensa

Quando alguém fala que não come carne, a primeira coisa que vem a mente é os vegetarianos não têm saúde. Entretanto, isso não é verdade, pois uma dieta sem carne tem benefícios. A nutricionista Flávia Morais explica que não comer carne reduz os riscos de diabetes e câncer. Outros bons motivos para não comer carne é controlar o colesterol e reduzir a ingestão de conservantes.

E as proteínas?

Consumir carnes não é única forma de ingerir proteínas. Muitas sementes e vegetais são ricos nesse nutriente e devem integrar o cardápio do vegetariano. Saiba quais são as principais fontes de proteína vegetal.

1.Soja
Considerada a proteína vegetal mais nutritiva, a soja controla os níveis de colesterol. A soja ainda ameniza sintomas da menopausa. Consuma-a nas saladas, na forma de sucos, leites e nos sanduíches como hambúrgueres e tofu.

2.Sementes de linhaça, abóbora e gergelim
Os fitoquímicos presentes protegem contra doenças cardíacas. Elas podem ser utilizadas nas saladas, sucos, vitaminas e massas de pães e bolos.

3.Leguminosas

O grupo dos feijões, lentilha, grão-de-bico e ervilhas é outro indispensável na alimentação sem carne. Uma porção equivalente a 1 xícara de chá corresponde a 15 gramas de proteínas.

4.Vegetais verde-escuros
Espinafre, couve, rúcula e brócolis são exemplos. Em forma de saladas ou cozidos esses vegetais são ótimos para comer antes das refeições.

Posso parar de comer carne de repente?

Não. Excluir qualquer alimento exige acompanhamento do nutricionista, pois, além de proteínas, a carne é fonte de vitamina B12, nutriente fundamental para a formação do sistema nervoso central. Orientação nutricional é importante para aprender a fazer substituições inteligentes. O profissional ainda poderá solicitar a realização de exames de sangue regulares para identificar possíveis carências alimentares e a necessidade de suplementação vitamínica.
Além das dicas de como cortar a carne da alimentação, o Mundo Conectado está cheio de conteúdos sobre alimentação, confira!

Fontes:
http://www.mundoboaforma.com.br/12-dicas-para-uma-dieta-sem-carne/

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