Como a nicotina faz mal ao cérebro

0

Receba atualizações em tempo real grátis

A nicotina é uma das maiores drogas contidas no cigarro, ela é absorvida por via oral pelo ato de fumar, chega ao cérebro em segundos e depois, dissolvida no sangue, vai sendo excretada rapidamente. Quando os neurônios percebem que ela está escapando dos receptores, provocam um grau de ansiedade que só quem foi fumante sabe o que representa. Isso é a famosa crise de abstinência.

O cigarro tem mais de 4.700 substâncias nocivas, mas a nicotina é a responsável pela dependência. A nicotina é a droga que mais causa dependência química, essa dependência é maior do que a de drogas como a cocaína e a heroína, por isso muita gente tem problemas em largar o cigarro.

No sistema nervoso, a nicotina se associa a neurotransmissores como acetilcolina e adrenalina, que geram sensações de prazer e emoção. Quando a substância é liberada em pequenas quantidades, tem efeito estimulante mas, algumas tragadas depois, conforme o nível aumenta no corpo, o efeito da droga é tranquilizante, bloqueando o estresse. O ciclo fisiológico da nicotina, portanto, se combina perfeitamente com o anseio por relaxamento diante dos problemas da vida, tornando a dependência ao mesmo tempo física e psicológica.

O que nicotina faz no cérebro

nicotina

Um terço das pessoas que experimentam o cigarro tornam-se dependentes dele, sendo que alguns, com alto grau de dependência, chegam a consumi-lo até de 15 em 15 minutos. A expectativa de vida do fumante é, em média, de 20 a 25 anos menor do que a do não fumante.

Parar de fumar

Se você tem problemas com o cigarro, saiba que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) coloca à disposição da população o telefone o8oo-61-1997, através do qual são fornecidas, gratuitamente, informações sobre os métodos para abandono do fumo. Além disso, a pessoa que deseja para de fumar pode procurar ajuda nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS), onde receberão orientações para participarem de grupos do abandono do fumo e suporte médico e farmacológico. Mas a dica que podemos deixar é que o desafio será imenso e o processo terá muitos altos e baixos difíceis de suportar. Portanto, o tempo necessário para que você se sinta confiante é só seu, não tenha pressa.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.