Como o chá de camomila pode ajudar sua saúde

0

Receba atualizações em tempo real grátis

O brasileiro não tem o costume de tomar chá como pessoas de outros países, mas como todo mundo sabe, chá faz muito bem para saúde e claro o chá de camomila é um deles.


Especial : Confira novidades da Natura para essa semana (acesse aqui)

A camomila é uma das ervas medicinais mais usadas e uma das mais antigas de que há conhecimento, pois é uma erva que tem propriedades calmante e o chá é um ótimo relaxante muscular,  sendo muito utilizado para reduzir os níveis de ansiedade e a dormir melhor.

Mas além das propriedades calmantes a camomila também traz outros benefícios para saúde como :

Camomila ajuda na má digestão

O chá de camomila ajuda no sistema digestivo, principalmente para quem está com má digestão. Pois ela ajuda o estômago e o intestino a terem movimentos mais coordenados, facilitando a digestão e ainda ajuda a reduzir as infeções.

O chá aliados a outras ervas (receita abaixo) ainda ajuda no trânsito intestinal e na diminuição do inchaço abdominal.

Chá de camomila ajuda no enjoo e cólicas menstruais

O chá ajuda para quem sofre de enjoos e dores menstruais, ajudando a relaxar os músculos e como a camomila tem propriedades que reforçam o sistema imunológico, acaba ajudando a prevenir doenças infeciosas e ajuda nas inflamações.

camomila seca
Flor de Camomila Seca

Receitas de Chá de Camomila

Sempre que puder compre as flores secas de Camomila em vez dos saquinhos, pois assim você consegue um chá mais fresco ainda. As flores você encontra em lojas de produtos naturais e lojas de chá.

Você pode usar a camomila com outra ervas para potencializar sua ação, por isso separamos algumas receitas especiais confira :

Chá de Camomila para acalmar e relaxar

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

O preparo é muito simples, coloque a água para ferver, assim que ela levantar bastante fervura, desligue o fogo e adicione a camomila e tampe a chaleira ou panela, assim vai ajudar a infusão, esse procedimento de tampar é muito importante. Caso queria pode colocar a aguá fervente na xícara e colocar a camomila e tampar a xícara com um pires.

Deixa a infusão descansar por 10 minutos e depois é só coar e beber. Caso você esteja em uma crise de ansiedade ou muito nervoso, tome o chá 3 vezes por dia.

Recomendamos não usar açúcar, mas caso queira adoçar prefira o mel.

Esse mesmo chá pode ser usado para bebês e crianças,  mas antes fale com um pediatra.

Chá  de camomila para má digestão

Já para má digestão a camomila tem seu efeito potencializado com a erva-doce que ajuda na acidez no estômago e a regularizar o intestino, se você conseguir a raiz de alteia vai potencializar ainda mais e ainda vai ajudar muito a reduzir a inflamação do estômago, mas caso não encontre, faça o chá com a erva-doce e melhore sua má digestão.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de Camomila seca;
  • 1 colher de chá de sementes de Erva-doce;
  • 1 colher de chá de raiz de alteia picada;
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo:

O modo de preparo é como chá anterior, ferva água e depois adicione a camomila e as outras ervas e tampe, lembre-se tampar o chá e deixar descansar por 10 minutos é essencial, ai é só coar e tomar. Você também pode tomar esse chá 3 vezes ao dia.

E você tem outra dica para o uso da camomila ? Deixe nos comentários.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.