A

Conheça os benefícios e propriedades da batata-doce

0

Receba atualizações em tempo real grátis

A batata-doce é a queridinha das academias, mas você sabia que ela é ideal para a sua dieta ? A batata-doce pertence ao grupo dos tubérculos e não contém glúten, alimento tem baixo índice glicêmico e ajuda a retardar a fome.

Originária da América Central e sendo consumido desde a pré-história, este alimento foi trazido para a Europa por Cristóvão Colombo. O seu cultivo estendeu-se por muitos outros países, como China, Indonésia, Vietnam, Japão e Índia.

A pele e a polpa podem variar entre diversas cores, embora as mais comuns sejam as variedades brancas, amarelas e roxas. Ela possuiu grande densidade energética, devido à sua riqueza em hidratos de carbono (amido e açucares, que lhe conferem o sabor doce) e tem muitas vitaminas: vitamina A, sob a forma de betacaroteno, vitamina C, E, B6 e ácido fólico e em minerais: potássio, manganês, cobre, fósforo e ferro.

São muitos os benefícios para a saúde o consumo da batata-doce de forma equilibrada e integrada numa alimentação variada e saudável, promove:

Redução da glicemia : nos doentes com diabetes mellitus tipo 2 diminui a resistência à insulina, melhorando a entrada da glicose nas células.

Ajuda na dieta : O amido da batata-doce não é metabolizado rapidamente. Ele tem índice glicêmico baixo e ajuda a retardar a fome

Proteção ao corpo : pela sua ação anti-inflamatória e antioxidante, do trato gastrointestinal.

Rica em magnésio : são uma boa fonte de magnésio, que é um relaxamento e ante estresse mineral.

Rica em vitamina D : que é fundamental para o sistema imunológico e saúde em geral.

Fácil de fazer : ela são muito versáteis, experimente assada, como purê, cozida no vapor, cozida ou grelhada. Você pode adicionar em sopas e ensopados, ou grelhados e colocar em cima de folhas verdes para uma deliciosa salada.

Para os atletas é ideal o consumo da batata-doce até duas horas antes do treino. O alimento supera, de longe, os outros tubérculos. Tem cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio do que a batata-inglesa. É uma ótima fonte de carboidratos.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.