Dicas para diminuir a vontade de comer doces

0

Receba atualizações em tempo real grátis

O desejo exagerado de comer doces pode estar relacionado à fatores emocionais como carência ou ansiedade ou ainda fatores fisiológicos, como a deficiência de alguns nutrientes. É comum as pessoas iniciarem uma dieta, sem orientação, e reduzir demais a quantidade de alimentos que come ou ainda ficar muito tempo em jejum, desta forma acaba faltando glicose para o cérebro ao longo do dia, e a maneira que o corpo encontra para sinalizar isso é com o desejo por doces, que bate bem no finalzinho da tarde, portanto evitar esse tipo de deslize já ajuda muito.


Especial : Confira novidades da Natura para essa semana (acesse aqui)

Outra causa importante pode ser a deficiência de um mineral chamado cromo. A falta de cromo no organismo dificulta a utilização dos carboidratos como fonte de energia e faz nosso cérebro pensar que precisamos de uma fonte de energia rápida, que são justamente os doces.

O cromo é conseguido em alimentos como:
ovos,
algumas carnes,
nozes,
banana,
espinafre,
germe de trigo,
grãos integrais e
levedo de cerveja.

Em casos onde for constatada a deficiência, por meio de exames bioquímicos, pode ser recomendada até mesmo a suplementação.

Abandonar os doces realmente é uma missão muito difícil. Porém, você sempre escutou e sabe que é de extrema importância evita-los porque não fazem bem algum para a saúde.

Como controlar a vontade de comer doces?

1 – Reduzindo o açúcar aos poucos

Se você come doces com muita frequência o ideal não é parar de consumi-los do dia pra noite. “Mas porque?”

Quando você corta por completo algo que é comum em sua alimentação, pode até conseguir manter por alguns dias, porém, logo não aguentará mais e vai passar a comer mais doces do que já comia. O famosos “efeito rebote”.

Portanto reduza o consumo de maneira gradual.

2 – Matemática simples: – Doces – Calorias = + Saúde

Durante todo o dia é recomendado fazes 3 refeições principais e 2 lanches em seus intervalos. Não ficar com fome até chegar a outra refeição ajuda a manter seu nível glicêmico ideal.

Coma de maneira correta, isso vai ajudar a sentir aquela vontade de comer doce logo após as refeições principais.

Para substituir os doces é recomendo por exemplo comer frutas, iogurte, gelatinas light…

A banana, pera ou maçã podem serem cozidas com cravo e canela, é saudável e supre a vontade insana de comer aquela sobremesa doce.

3 – Prepare seu psicológico

Muita gente ingere de forma compulsiva, descontando seus problemas em geral no doce.

Não elimine os doces por completo da sua vida e antes de tudo procure um suporte emocional para começar essa mudança.

Consultar um nutricionista nesses casos é a melhor solução para saber como substituir essa ausência.

4 – Fique longe dos doces, balas, chocolates

evitar doce

O que os olhos não veem a barriga não sente.

Procure não ter por perto nenhum tipo de doce. Nem em casa, nem na bolsa, nem no trabalho. Ter esse tipo de alimento por perto só vai aumentar a vontade de comer.

5 – Alimentos que controlam a vontade de comer doces

Alguns alimentos são excelentes para reduzir a vontade de comer doces.

Frutas como a melancia, banana, ameixa seca, melão, morango, damasco além dos nozes, amêndoas e castanhas que também são indicados para controlar a vontade de comer doces.

6 – Atividade física sempre é importante

Praticar exercícios de forma regular ajuda a não sentir vontade de ingerir doces. O exercício libera substâncias no cérebro que trazem sensação de prazer, melhor sua auto estima, diminui a ansiedade e a vontade de comer doces.

A atividade física é importante também para melhorar a capacidade cardiovascular do nosso organismo e aumentar a qualidade de vida por um todo.

Dica extra, importante: jamais pule as refeições achando que com isso poderá comer um doce ou uma sobremesa a mais. Isso não funciona e acabamos comendo mais do que o necessário.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.