Mais da metade dos brasileiros estão acima do peso

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Pela primeira vez na história, metade da população brasileira está acima do peso, segundo dados da pesquisa Vigitel, que coleta informações para o Ministério da Saúde, mostram que o percentual dos considerados “gordinhos” chegou a 51% em 2012. O índice, que em 2006 era de 43%, subiu pouco a pouco. Chegou a 48,5% em 2011. Em 2012 houve a virada.

Entre os homens, o problema é maior: 54% estão acima do peso, contra 48% das mulheres. O índice sobe no grupo masculino de maior escolaridade, chegando a 58% entre os que ingressaram na faculdade. Já entre as mulheres a situação se inverte: das que estudam até oito anos, 57% estão acima do peso, percentual que cai para 40% entre as que têm nível superior.

Problema de obesidade


A dieta alimentar inadequada é apontada como o maior problema. Dos 46 mil entrevistados, 31% dizem comer carne com gordura regularmente e 26% bebem refrigerante cinco ou mais vezes por semana. O consumo de carne gordurosa entre pessoas com 18 a 24 anos é de 39%. Nesse grupo, 36% tomam refrigerante em excesso.

O levantamento, realizado anualmente nas capitais brasileiras desde 2006, apresenta indicadores da saúde do brasileiro, como excesso de peso e obesidade, alimentação, sedentarismo e consumo de álcool.

Dicas:

A estratégia mais fundamental da perda de peso bem sucedida é queimar mais calorias do que ingere. Ajuste sua dieta reduzindo alimentos ricos em gordura, e faça algum exercício simples por 20 minutos, três vezes por semana (caminhada é uma ótima opção).

Academia está se tornando cada vez mais popular, e, desde o exercício que você faz é bem planejado, ele pode ser extremamente benéfico. O exercício aeróbico tem que ser o ponto focal do seu plano, caso contrário, você pode fazer mais mal do que bem. Desde que você aderir a esta regra básica, algum treinamento do peso ou resistência anaeróbia pode ajudar a tonificar o corpo. Isso lhe dará mais força e vitalidade, e deve aumentar a sua confiança.

Veja a matéria : Saiba quantas calorias você pode consumir por dia


Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.