Nutricionista diz que suplementos como Whey Protein e BCAA podem ser indicados para praticantes amadores de musculação

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É cada vez maior o numero de pessoas que buscam atividade física, seja por motivos estéticos ou pela melhora/manutenção da qualidade de vida. Em 2014, o Sebrae divulgou dados de uma pesquisa mostrando que o Brasil já ocupava a 6º colocação no ranking mundial em número de matriculados em academias, somos ainda o 2º pais com maior numero de estabelecimentos e estes números estão aumentando. Por trás desse fenômeno, observamos a preocupação com um corpo atlético, que alimenta um mercado bilionário. No inicio de 2016 dados de uma pesquisa mostraram que mais de 50% da população brasileira consome algum tipo de suplemento alimentar.

Os suplementos mais populares são Whey Protein, BCAA, Albumina e os Termogênicos. Este dado preocupa alguns especialistas e gera discussões acaloradas a cerca da indicação ou não dos suplementos para indivíduos praticantes de atividade física (não atletas).

Nestes casos temos duas correntes entre profissionais, há aqueles que se posicionam contra a suplementação e aqueles a favor da suplementação. Enquanto nutricionista e Responsável Técnico por uma empresa fabricante de suplementos alimentares frequentemente sou questionado:

“Afinal, quem pode/deve tomar suplementos? Em quais circunstâncias são indicados?”, Quando a resposta não for tendenciosa é muito simples explicar esta situação, só existe um ponto chave que deve ser compreendido, a suplementação não é uma regra, trata-se de uma estratégia!

Suplementação pode compensar alimentação inadequada

Quando não há condição patológica limitante qualquer pessoa pode consumir suplementos. Muitas vezes o modelo teórico desejável de dieta não é praticável, os motivos para isso são os mais variados possíveis e vão desde falta de afinidade por alguns alimentos até a impossibilidade de realizar refeição sólida/adequada no meio da correria do dia a dia. Neste caso o mais indicado seria programar um estratégia complementar junto com profissional nutricionista, podendo usar suplementos como fonte proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.

Teremos uma refeição completa administrada de forma não convencional. Nos dias de hoje definitivamente não é necessário ser atleta para consumir suplementos. O fato é que não existe receita secreta, ou fórmula mágica. Saúde e resultados estão ligados a hábitos de vida como alimentação, exercícios, ambiente, entre outros.

De uma forma geral observamos que as proteínas e aminoácidos são buscados por indivíduos na busca de aumento de massa muscular e desempenho atlético. Já uma classe chamada de termogênicos são buscados por pessoas que buscam redução de gordura corpral. Os mais comuns:

● Whey Protein: é feito especificamente com proteínas do soro do leite. A função do Whey Protein é fornecer aminoácidos essenciais, e proteínas de rápida digestão e absorção que ajudarão no trabalho de reconstituição do tecido muscular treinado. Ao final de uma sessão de exercícios físicos haverá maior demanda por estes nutrientes e por isso sua melhor indicação é na refeição que sucede o treino.

● Albumina: é uma fonte de proteínas muito conhecida, é extraída da clara do ovo e também fornece condições para que o tecido muscular seja recuperado ou até aumente o volume. Ela pode ser consumida em qualquer refeição do dia.

● BCAA: significa “Aminoácidos de cadeia ramificada”. São as estruturas moleculares que compõe as proteínas. Estes nutrientes ajudam evitando a fadiga muscular durante o exercício e também para combatendo a inflamação melhorando recuperação muscular. Por estas implicações a sugestão de consumo do BCAA é antes e depois dos treino.

● Termogênicos: são substâncias conhecidas erroneamente como aceleradores de metabolismo. Na verdade existem elementos capazes de aumentar a demanda de energia e outros possuem capacidade de melhorar os processos de transformação da gordura em energia. Estas duas condições podem resultar em maior queima de gorduras corporais, desta forma os suplementos são muito bem indicados para pessoas que desejam redução de peso e gorduras corporais. Geralmente são indicados para consumo durante o dia ou antes do treino.

Texto elaborado por Diogo Cìrico, Nutricionista Esportivo Growth Supplements.

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