Por que devemos comer de 3 em 3 horas?

2

Receba atualizações em tempo real grátis

Um dos hábitos mais comuns e mais errados que as pessoas comentem é se alimentar poucas vezes ao dia. Em média, a cada 10 pessoas 6 não fazem mais de 3 refeições ao dia e acham que se aumentarem esse número irão engordar, mas isso não é verdade veja porque devemos comer de 3 em 3 horas.

É muito difícil controlar os estímulos do corpo quando ele ficou privado de energia por mais de 3 horas. E o que mais acontece são as pessoas trabalhando demais e comendo mal, em horários muito distantes.

Comer de 3 em 3 horas passou a ser uma recomendação de todos os profissionais da área de saúde, além dos nutricionistas, não é verdade? Mas por que isso é importante para o nosso organismo?

O ato de alimentar-se de 3 em 3 horas é importante para combater a compulsão alimentar, pois quando fracionamos nossas refeições a tendência é de comermos menos e somente o necessário. As vantagens de comer de 3 em 3 horas continua: auxilia na perda de peso, diminui a ansiedade, além de melhorar a disposição para enfrentar a correria do dia a dia. Pois é, ao contrário do que muitos pensam fracionar a alimentação diária é importante para manter o metabolismo funcional, evitar fadigas, reduzir a lipogênese abdominal e diminuir aqueles súbitos ataques de fome no meio da manhã ou no fim da tarde. #qualidadedevida

Fiquem atentos: É importante e preciso respeitar o intervalo máximo entre as refeições de 180 a 200 minutos, pois pode ocorrer uma maior redução da liberação do cortisol, o hormônio responsável pela manutenção da nossa produtividade energética diária.

Outra vantagem de comer mais vezes ao dia é que sentindo menos fome, chegamos à mesa sem sentimento de compulsão ou ansiedade, você poderá mastigar a comida com mais calma e triturar melhor os alimentos. Quando um alimento é bem mastigado a sua digestão é mais eficiente, lembrando que o carboidrato é um nutriente que inicia sua digestão na boca.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Muitas pessoas não sabem e outras não realizam, mas por ser a primeira refeição do dia é de extrema importância, pois vai ajudar o organismo a suprir as necessidades e calorias gastas durante o sono. Se você acorda e pula a refeição, provavelmente vai chegar na hora do almoço faminto, o que vai desencadear uma compulsão e um ataque a comida, alimentando-se mais do que o precisa, comendo alimentos não muito saudáveis e ainda finaliza com aquela sobremesa. Estou errada? Acredito que não.

O que comer no Café da Manhã?

O café da manhã é responsável por te dar mais disposição para encarar suas tarefas diárias, melhorar a concentração no trabalho ou na escola, dar mais energia e pique para quem pratica alguma atividade física e melhorar seu rendimento nas demais tarefas diárias.

A refeição do Desjejum deve ser composta por uma boa fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e frutas. Para quem toma o cafezinho, evitar o consumo de açúcar.

Exemplo de Café da Manhã:

Leite Desnatado – 1 copo – 200 ml – 96 Kcal – 10g de CHO
Café Sem Açúcar – 1 xícara de café – 50 ml – 0 Kcal – 0g de CHO
Pão de Forma Integral – 2 fatias – 120 Kcal – 22g de CHO
Mamão – ½ unidade média – 160 g – 62 Kcal – 16g de CHO

Saiba quantas calorias você pode consumir por dia aqui

Jejum Prolongado

Passar muito tempo sem comer, só fará com que você sinta mais fome, uma vez que o jejum prolongado faz com que se instale um quadro de hipoglicemia, devido ao aumento da produção de insulina, além de haver uma crescente liberação de uma substância conhecida como neuropeptídeo Y, que possui papel de aumentar à vontade de comer. Longos períodos de jejum também podem trazer outras consequências, além de favorecer o ganho de peso,entre elas estão: desconfortos como dor de estômago, desânimo e mau humor.

Diabetes

A pessoa que tem Diabetes não deve ficar muito tempo sem se alimentar, principalmente sem ingerir carboidratos, ou seja, os intervalos entre as refeições não devem ser superiores há 3 horas. Pois pode desenvolver uma crise de hipoglicemia, caracterizada pelos baixos níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Por Que Fracionar as Refeições Emagrece?

Quando alimentamos com certa frequência e criamos uma rotina alimentar, o nosso organismo não sente a necessidade de fazer reservas de energia, estas reservas são aquelas gorduras indesejáveis. Neste caso o organismo simplesmente usa a energia que precisa e o restante é eliminado ou utilizado como fonte energética pelo corpo. Mas, quando passamos muito tempo sem comer, o cérebro entende que há uma ameaça de privação alimentar e envia mensagem para que parte do que for consumido seja armazenado por precaução na forma de gordura. É neste momento que você começa a ganhar peso mesmo comendo poucas vezes ao dia.


Agora, de nada adianta comer várias vezes e comer muito! O ideal é fazer pelo menos seis refeições diárias equilibradas e balanceadas, de acordo com a sua necessidade calórica. E os alimentos que comporem sua dieta devem ser de grande qualidade nutricional. Cuidado com os exageros!

Recomendação Nutricional

– Comer de 3 em 3 Horas, garantindo o fornecimento de nutrientes e energia para o corpo realizar todas as suas atividades, sejam elas fisiológicas ou físicas;

– Não se deve comer somente 3 vezes ao dia e em maior quantidade porque isto fará com que o corpo armazene a energia que naquela hora não utilizou, na forma de gordura!;

– Existem nutrientes que precisam ser ingeridos de 3 em 3 horas pois são eliminados rapidamente, por isso, precisa sempre estar presentes na alimentação;

– Não se esquecer de comer, mas sim, lembrar-se de comer de 3 em 3 horas. Essa atitude vai fazer total diferença na sua vida.

Sempre procure um Nutricionista para te auxiliar e melhorar a sua alimentação: Desta forma você garante os nutrientes que seu corpo necessita, consegue eliminar os quilinhos extras e melhora sua qualidade de vida!

Receba atualizações em tempo real grátis

2 Comentários
  1. Fastmeal Diz

    Discordo do argumento geral, e jejum não aumenta a produção de insulina, ao contrário.
    Existem estudos que demonstram os benefícios tanto do jejum quanto da alimentação de 3 em 3 horas, o ideal é agir de acordo com a resposta do organismo de cada um.
    De qualquer forma é extremamente importante lembrar que a alimentação de 3 em 3 horas deve ser controlada, ou seja, se uma pessoa come 1600 kcal por dia, deve-se continuar ingerindo 1600 kcal dividida (não igualmente) entre as 5 ou 6 refeições diárias.

  2. luiz Diz

    nossa mano, existem muitos benefícios do jejum intermitente…para de querer alienar nois a comer demais, pra vender bem , eu faço jejum de 16 horas e nunca me senti tão bem, antes comia de 3 em 3 horas, agora não esquento com isso, e jejum é a melhor coisa, eu num sabia que meus antepassados comiam de 3 em 3 horas.

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.