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Saiba quantas calorias por dia você pode consumir para emagrecer

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Consumir mais calorias do que o corpo precisa acaba causando acúmulo de calorias e com isso vem o aumento de peso. Por isso saber quantas calorias devemos ingerir por dia para emagrecer é essencial.

Seu corpo requer uma certa quantidade de calorias por dia para manter o peso atual, isso é conhecido como seu valor diário de calorias necessárias (VD).

Esse é o número de calorias que ele necessita para manter seu peso atual e o funcionamento do seu corpo.

Se nós comermos o número exato de calorias que precisamos, o nosso peso se manteria o mesmo. Por exemplo, se o seu VD é 2500 calorias, e você consumir 2500 calorias por dia, seu peso não vai mudar. Todas as calorias que você ingeriu, vão ser queimadas.

Contudo, se você consumir mais calorias do que precisa, seu corpo vai armazenar o excesso, em forma de gordura.

Mas se você fizer exatamente o oposto, e der ao seu corpo menos calorias do que ele precisa de forma saudável  ele vai converter o estoque de gordura do seu corpo em energia, e usá-la. Isso causa perda de peso.

Nesse ponto, você sabe que a perda de peso é apenas uma questão de sua alimentação ser abaixo do seu valor diário calórico. Isto pode ser feito através de dieta, exercício, ou para obter os melhores resultados, os dois. Asim você evita o efeito sanfona.

A próxima coisa que você precisa saber é: qual o valor calórico diário necessário para manter seu peso atual?

Como saber quantas calorias devemos ingerir por dia ?

quantas calorias devemos ingerir por dia

Para calcular o seu valor calórico diário necessário, você deve  pegar sua altura, mas não use vírgula ou ponto, use os números inteiros para a conta ficar mais fácil , por exemplo, 1,60 m de altura = 160 cm.

Com isso você pode fazer a conta de metabolismo, que varia de homem para mulher. Onde você deve colocar o peso, a altura e a idade

  • TMB Mulher= 655,1 + (9,5 x Peso (kg)) + (1,8 x Altura (cm)) – (4,7 x Idade)
  • TMB Homem= 66,5 + (13,8 x Peso (kg)) + (5 x Altura (cm)) – (6,8 x Idade)

Achou muito difícil ? Use nossa calculadora de calorias aqui

Com esse valor você deve multiplicar pelo fator de  atividade física:

  • Sedentário = 1,2
  • Exercício físico leve ou prática desportiva 1-3 dias/semana = 1,375
  • Exercício físico moderado ou prática desportiva 3-5 dias/semana = 1,550
  • Exercício físico intenso ou prática desportiva 6-7 dias/semana = 1,725

Exemplo : Mulher de 29 anos sedentária e 1,60 m e 67 kg

  • TMB Mulher= 655,1 + (9,6 x Peso (kg)) + (1,8 x Altura (cm)) – (4,7 x Idade)
  • TMB Mulher= 655,1 + (9,6 x 67) + (1,8 x 160) – (4,7 x 29)
  • TMB Mulher= 655,1 + 643,2  + 288 – 136,3
  • TMB Mulher= 1444,5

Agora  multiplicamos esse valor por 1,2 (sedentária)

Calorias = 1444,5 X 1,2

Calorias =1733,4

Ou seja para manter esse peso a pessoa deve ingerir 1733,4 por dia

Achou muito difícil ? Use nossa calculadora de calorias aqui

O organismo do ser humano precisa de uma quantidade de calorias para se manter vivo, quando a quantidade ingerida de calorias é maior que a quantidade gasta, esse ser engorda. Simples.

O número de calorias que cada organismo necessita diariamente varia de acordo com o sexo, idade, peso, altura e rotina de atividades físicas.

Você pode se programar para manter o peso ideal consumindo diariamente um número fixo de calorias. Se você conseguir fazer isto, tenha certeza que vai atingir aquele peso ao longo do tempo.

Agora que você já sabe quantas calorias você pode comer, descubra formas simples de diminuir seu consumo calórico:

Ajuda para reduzir as calorias por dia

calorias por dia

O importante é sempre manter uma alimentação saudável e fazer exercícios, e seguir umas dicas simples como :

– No café da manhã:
Se você come um pão francês ou 2 fatias de pão de forma, substitua por ½ pão ou 1 fatia. Se você consome iogurte tradicional, troque pelo light.

– No coffee break:
Troque os biscoitos recheados por uma barra de cereal. Substitua o leite integral pelo desnatado. Tome limonada ao invés de suco de laranja.

– No almoço:
Substitua a maionese tradicional pela light, a carne de porco por frango ou peixe, as frituras por assados ou cozidos.

– No lanche da tarde:
Opte por um picolé de frutas no lugar de um sorvete de chocolate; um bombom alpino no lugar de um chocolate em barra; escolha pipoca light no lugar de batatas chips.

– No jantar:
Diminua as porções. Se você come sanduíche, opte por recheios com peito de peru ou atum no lugar de hambúrguer ou salaminho.

Veja em nosso site :

Reeducação Alimentar Pode Emagrecer 5 Kg Por Semana

Ordem Correta De Ingerir Alimentos Nas Refeições Faz Diferença Na Dieta

Última dica: coma devagar e deixe a sua fome guiar o tamanho das porções. Não deixe a gula e nem a ansiedade ditarem a quantidade da sua comida, não abuse.

Leandro Isola
Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

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