A

Saúde mental da população idosa: tudo o que você precisa saber

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Com o avanço da idade, é comum que alguns problemas de saúde se manifestem com mais frequência. Inclusive, especialistas alertam que a solidão, a perda de familiares ou falta de uma estrutura familiar são fatores que podem levar uma pessoa idosa a desenvolver doenças como depressão e ansiedade.

 Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que até 2050, a população idosa vai dobrar. No Brasil, a expectativa é que 60 milhões de brasileiros sejam idosos, segundo o IBGE.  Neste cenário, como pensar na qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais? Por que discutir a saúde mental dos idosos e idosas é importante? Pensando nessas questões, o Portal Elos preparou esse post!

Depressão na terceira idade: conjunto de fatores

A depressão é um diagnóstico é uma das doenças que mais atinge a população idosa. Segundo especialistas, a média é que 15% das pessoas acima de 60 anos desenvolvam o quadro e caso os idosos (as) vivam em uma casa de repouso ou instituição, essa porcentagem dobra. Não existe uma causa única para a doença, mas a combinação com outros transtornos como alzheimer, problemas cognitivos ou isolamento social é um fator de influência. Há ainda o caso das pessoas que já tinham um quadro ao longo da vida e possuem um histórico familiar  da doença. Luto, afastamento da família, perda do papel social e outras condições como infarto, AVC e limitações físicas também podem desencadear o transtorno. Ou seja, a depressão na terceira idade é fruto de fatores:

  • Sociais;
  • Biológicos;
  • Hereditários;
  • Psicológicos.

E os sintomas?

Ao contrário de outras faixas etárias,  a depressão pode trazer à tona sintomas mais específicos quando a pessoa já é idosa.  Em alguns casos, a depressão aparece junto com o transtorno de ansiedade e os sintomas geralmente são:

  • Problemas de memória;
  • Dificuldades para comer;
  • Sono irregular;
  • Dor física constante

Atenção: para um diagnóstico assertivo é fundamental que um profissional da saúde mental avalie o caso. Afinal, esses sintomas também podem ser indicativos de outras doenças como demência e transtornos semelhantes.

Ansiedade

Assim como a depressão, a ansiedade é outra coisa que se manifesta em homens e mulheres da terceira idade. A estimativa é que 5% dos adultos com mais de 65 anos apresentem esse quadro.

Tensão muscular, preocupação excessiva, fobias, ideias obsessivas e associações com traumas do passado são alguns sintomas da doença que também é desencadeada por fatores psicossociais.

Outros sintomas como perda de memória, irritabilidade, isolamento social e insônia também podem indicar ansiedade, mas é preciso recorrer ao médico para uma avaliação precisa.

Como tratar e cuidar da saúde mental dos idosos?

Independente do tipo de diagnóstico, a psicoterapia e o acompanhamento psiquiátrico são formas de tratamento para os transtornos. Mas, como a terceira idade é uma fase na qual as pessoas podem ficar mais isoladas, algumas soluções podem ajudar. São elas:

  • Frequentar centros de convivência;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Ter animais domésticos;
  • Cultivar laços sociais.

Todas essas alternativas estimulam o cérebro e ajudam a resgatar a função social dessas pessoas que nem sempre são tão ativas socialmente e adoecem.

 

 

 

 

 

A importância dos laços afetivos e apoio familiar

Muitas vezes, a depressão e ansiedade surgem quando a pessoa idosa perde o cônjuge ou é muito solitária. Por isso, um dos melhores remédios é o apoio familiar. Caso você tenha alguém na família que está passando por esse momento, demonstre carinho e compreensão para que a pessoa não se sinta sozinha nessa batalha. 

Como nem todos os idosos vivem com suas famílias e muitos são institucionalizados (as),  é interessante que as instituições invistam ações sociais e convidem voluntários. O que não pode faltar é amor, afinal todo mundo vai envelhecer um dia, né?

Gostou do assunto? Conte para nós nos comentários!

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.