Bem estar Saúde Pasta de dente : Estudo com 9 marcas revela...

Pasta de dente : Estudo com 9 marcas revela que nenhuma resolve a hipersensibilidade, veja

-

Um estudo realizado na Universidade de Berna, na Suíça, com participação de uma brasileira, revelou que nenhuma das 9 pastas de dente mostrou capaz de proteger o esmalte do dente ( hipersensibilidade dentinária) nem de prevenir o desgaste erosivo.

Apesar da tecnologia de hoje em dia não existe uma pasta de dente capaz de diminuir a hipersensibilidade e o desgaste por erosão sem outros cuidados.

Foram testadas as pastas : Colgate Caries Protection, Sensodyne Repair and Protect, Elmex Sensitive Professional, Sensodyne Rapid Relief, Blend-a-Med Pro Expert, Sensodyne Pronamel, elmex Erosion Protection, Candida Protect Professional e Regenerate. E nenhuma passou no teste sendo que algumas ainda danificaram a superfície do dente, toda a pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports.

Segundo o estudo todas as pastas de dente possuem a função especifica, mas pasta de dente não resolve sozinha a erosão dental e hipersensibilidade dos dentes.

“Não é a pasta de dente que vai conseguir resolver o problema totalmente. A erosão dental é multifatorial, tem relação com a escovação e, principalmente, com a alimentação, que está se tornando cada vez mais ácida em virtude, por exemplo, dos alimentos industrializados”, disse Samira Helena João-Souza, doutoranda na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e primeira autora do artigo na Fapesp.

Samira ainda afirma que é preciso haver a associação de, pelo menos, três fatores: o tratamento acompanhado por um dentista, o uso de pastas indicadas e a mudança no estilo de vida do paciente, principalmente nos hábitos alimentares.

A erosão dental é a perda de tecidos duros dentários causados por ácidos não bacterianos. Quando associada a ações mecânicas, como a da escovação, resulta no desgaste erosivo.

Algumas pessoas sentem incômodo ao beber ou comer algo gelado ou doce e pensam que é cárie, mas algumas vezes pode ser por escovação errada. “Ele ou ela chegam ao consultório achando que é cárie, mas se trata de uma exposição da dentina causada por escovação errada, com uma pasta de dente muito abrasiva, por exemplo, combinada a um alto e frequente consumo de bebida e alimentos ácidos”, disse Ana Cecília Corrêa Aranha, autora do artigo.

Como foi feito o estudo

No total, foram testadas 9 pastas, todas encontradas em farmácias do Brasil ou da Europa. O estudo também analisou como a interação dos fatores químicos e físicos influencia o desgaste erosivo dos dentes.

Foi realizada uma simulação do efeito de uma escovação (uma vez ao dia) e da exposição de uma solução ácida no esmalte do dente durante ciclos de cinco dias consecutivos. O estudo usou dentes pré-molares humanos doados para testes científicos, saliva artificial e a escovação com as pastas analisadas.

De acordo com o estudo, o uso de todas as pastas analisadas apresentou perda de superfície progressiva do dente após os cinco ciclos de escovação.

Leia em nosso site : Dentista cria aparelho que promete substituir escova de dentes

Como escovar o dentes corretamente

A quantidade de pasta de dente na escova pode gerar mais desgaste no seu dente que o ideal, por isso, quantidade não é qualidade. Sim, todos os comerciais que mostram um monte de pasta de dente na escova não são verdadeiros.

O ideal para adulto é de 1 cm, o que corresponde ao tamanho da unha do dedo mindinho ou ao tamanho de uma ervilha.

pasta de dente

Para bebês, o tamanho de meio grão de arroz cru, já para crianças um grão de arroz.

Procure sempre encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes (parte mais fraca do dente), fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repetindo o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes.

Este procedimento também deve ser feito na parte de dentro dos dentes, e, para limpar a parte de cima deles, deve-se fazer um movimento de vai-e-vem.

Lembre-se que força não é um sinônimo para eficiência. O importante durante a prática é a execução correta atrelada ao uso de uma escova de dentes em bom estado e se você colocar muita força pode prejudicar seus dentes.

Escovar a língua fazendo movimentos para trás e para a frente e também o interior das bochechas. E sempre usar o fio dental.

Fio dental

O uso do fio dental é importante para se ter uma saúde bucal completa. “Ele é capaz de penetrar em regiões que a escova não consegue, prevenindo doenças gengivais e cáries, principalmente, entre os dentes”. O dentista
Sylvio Simioni, esclarece que quanto mais vezes utilizar essa ferramenta, melhor, e, de preferência, antes de dormir.

E o enxaguante deve ser usado somente sob indicação profissional, pois seu uso muito frequente pode acarretar uma descompensação à flora bucal, eliminando as bactérias ruins e benéficas ao organismo, deixando a boca mais suscetível a infecções.

Resumindo, antes de sair gastando dinheiro com produtos mais caros para melhorar sua sensibilidade ou problemas na boca, procure um dentista, pois só ele pode lhe indicar a sua pasta de dente ideal.

Leandro Isola
Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidades

Treino de apenas 12 minutos de exercício diário para fazer em casa

A pandemia de coronavírus que atingiu o Brasil, esta fazendo com que a população mude alguns dos seus hábitos...

5 atitudes esperadas dos líderes durante períodos de instabilidade

Em função da pandemia de coronavírus e da renovação das estratégias de planejamento das empresas, o home office tem...

Empresas de Laticínios fazem doações a comunidades carentes

As empresas de Laticínios estão fazendo uma grande ação de responsabilidade social neste momento de crise provocada pela pandemia...

Milhões de carros precisam de recall por airbags mortais

Uma falha de projeto do sistema de airbags de carros produzidos de 98 até 2010, podem mata. O que...

COVID-19 : A busca pela cura

O novo Coronavírus tem repercutido intensamente na rotina das pessoas em todo o mundo, modificando o estilo de vida...

Anticoncepcional engorda? Saiba a verdade

Será verdade que ao anticoncepcional engorda mesmo? Confira o que é verdade e o que é mito sobre isso. A...

Veja também

Conheça o cardápio de Fernanda Sierra, musa fitness

Fernanda Sierra mostra o cardápio de uma musa fitness,...

Pessoas fazem campanha para que foto de mortos no acidente não seja compartilhada

Muita pessoas começaram a agir contra o que chamam...
- Publicidade -

MaisNovidades
Veja o que mais é notícia