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Se você soubesse disso, incluiria o gengibre em sua dieta já

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Você vai ao supermercado e, em meio a tantas verduras, legumes e raízes coloridos e bonitos, o gengibre não é exatamente o que te chama mais atenção.

No entanto, se você soubesse a infinidade de benefícios que o gengibre pode trazer para a saúde e para a estética, certamente daria mais atenção a ele na hora de ir às compras.

Com sabor picante e útil nos mais variados tipos de receitas (desde carnes até um simples chá), o gengibre – atrelado a uma dieta saudável, exercícios e visitas regulares ao médico – pode ser um grande herói para o bem-estar do seu sistema imunológico, diminuir o risco de diabetes, ajudar na perda de peso, entre outros.

Confira uma lista com os principais benefícios do gengibre para a saúde:

Amigo do sistema imunológico

Você conhece aquele aroma picante e pungente que é o cartão de visitas do gengibre? Isso é devido ao gingerol, um composto que tem propriedades antioxidantes para ajudar a manter sua imunidade.

Experimente beber um chá de gengibre ou fazer um molho de salada de gengibre para obter uma melhora perceptível em seu sistema imunológico.

Pode reduzir o risco de diabetes.

Cientistas relacionaram alguns compostos ativos do gengibre com melhorias na insulina e no metabolismo.

Dito isso, se você tem risco de diabetes, adicionar mais biscoitos açucarados não vai te ajudar em nada! Mantenha gengibre seco e fresco à mão para dar sabor aos smoothies e salteados e sopas à base de vegetais.

Embora alguns compostos químicos do gengibre possam diminuir com o tempo, o processo de secagem melhora outros benéficos.

Alivia dores menstruais

De todas as pesquisas feitas sobre as propriedades analgésicas do gengibre, os resultados mostram que ele é o que mais ajuda com as dores menstruais. Beber chá de gengibre também pode aliviar as náuseas durante essa época do mês.

No entanto, se você costuma tomar paracetamol ou ibuprofeno, o gengibre pode não funcionar tão bem. Verifique com seu médico antes de tentar qualquer suplemento em forma de extrato ou pílula, uma vez que ele pode interagir com outros medicamentos que você está tomando.

É um anti-inflamatório natural

Assim como as nozes, feijão e alguns grãos, o gengibre contém compostos semelhantes aos antioxidantes, que podem reduzir os danos às células.

A raiz também pode prevenir o início da inflamação, reduzindo a atividade de sinalização celular. Com isso em mente, adicionar gengibre a refeições que já são boas para você e ricas em nutrientes é a chave para desbloquear essas propriedades.

Contra dores de estômago

A ideia de que o gengibre pode ajudar com alguns problemas leves de desconforto abdominal não é nova. Na verdade, pesquisas relacionam diversos benefícios digestivos ao gengibre, que age especificamente em partes do trato gastrointestinal responsáveis ​​por náuseas, dores de estômago e vômitos.

O gengibre também pode ajudar a mover os alimentos do estômago para o intestino delgado para digestão e absorção.

Veja em nosso site : Consumo Prolongado De Omeprazol Pode Levar A Demência

Pode reduzir enjoos provenientes de gravidez

E por falar em dor de estômago, as mulheres grávidas em particular devem tomar nota: o gengibre pode ajudar a reduzir os sintomas de enjôo matinal.

Aqui, cabe o alerta de sempre: a dieta das mulheres grávidas deve ser prescrita por um profissional. Desta forma, não é indicado sair por aí ingerindo alimentos sem ter certeza de que isso não fará mal para sua gestação. Sempre consulte o seu médico!

Prevenção de doenças cardíacas

Os mesmos compostos anti-inflamatórios do gengibre também podem reduzir o risco de doenças crônicas.

Pesquisas apontam que gengibre teria o poder de reduzir a pressão arterial e diminuir os níveis de lipídios (gorduras) no sangue, os quais ajudam a proteger contra doenças cardíacas.

Lembre-se, no entanto, de que comer gengibre não compensa uma dieta pobre, rica em gordura saturada e adição de açúcar. Para manter a saúde do coração, você também precisa consumir mais vegetais, grãos inteiros, proteínas magras, legumes, entre outros.

Pode diminuir o risco de câncer

As propriedades de proteção celular do gengibre podem reduzir o risco de certos tipos de câncer a longo prazo. Isso porque o tempero e outros condimentos podem reduzir a atividade celular que causa alterações no DNA, morte celular e proliferação de células cancerosas. Também pode ajudar a sensibilizar os tumores a tratamentos como quimio e radioterapia.

Embora o gengibre não seja a cura para todas as doenças crônicas, usá-lo regularmente com muitos outros temperos e alimentos vegetais pode ajudar a beneficiar a saúde em geral.

Adeus, gordurinhas extras!

Alguns pequenos estudos relacionaram a ingestão de gengibre – quando combinada com outros extratos vegetais – a alguns benefícios na perda de peso.

Há pesquisas feitas com animais promissoras que ligam o gengibre ao controle de peso.

Mas, como qualquer outra coisa, o gengibre não é uma pílula mágica para emagrecer! O seu estilo de vida e sua dieta do dia a dia precisam cooperar.

Written by Cris Veronez

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