Veja o que acontece com a gordura quando você emagrece

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Por muito tempo se imaginou que quando a pessoa emagrece a gordura saia do corpo pela fezes ou se transformaria em energia para o corpo, mas não é verdade. Segundo um estudo realizado pela escola de biotecnologia e ciência biomolecular da University of New South Wales, na Austrália, a gordura sai mesmo pelos pulmões e pela urina.


Especial : Confira novidades da Natura para essa semana (acesse aqui)

O estudo provou que exercícios aeróbicos, que fazem você respirar mais rápido, são aqueles que faz você perder mais peso e explica porque quem emagrece rápido costuma ir muito no banheiro fazer xixi.

Segundo cientistas australianos, a maior parte da gordura eliminada no emagrecimento é colocada para fora do corpo na forma de dióxido de carbono (CO2), durante a respiração. O estudo comprovou que para perder 10kg de gordura é preciso que 8,4kg de dióxido de carbono sejam exalados pelos pulmões e 11kg de água saem pelo suor, urina e outros fluidos corporais.

O estudo foi publicada no prestigiado “British Medical Journal”, e liderada pelo pesquisador TV Ruben Meerman, que rastreou cada átomo da gordura eliminada.

Leia em nosso site : Quantas calorias você pode consumir por dia

Mas como ocorre a queima da gordura ?

Quando você faz exercícios, suas células estão metabolizando carboidratos e proteínas em triglicérides para se transformarem ATP (Trifosfato de adenosina) que é o combustível das células.

Esse processo se chama oxidação e a principal matéria prima para ele é a glicose que, depois de consumida, é quebrada e revertida na energia necessária, mas na falta da glicose, a gordura acumulada é usada como fonte de energia por nosso organismo.

Para a gordura ser usada pelo corpo ela é dividida em moléculas de oxigênio, hidrogênio e carbono. Quando queimado, o oxigênio se transforma em energia, liberando dois subprodutos: o dióxido de carbono – CO2 e água. O CO2 é eliminado pelos pulmões, e a água é eliminada nos fluidos corporais.

“Nada disso é óbvio para as pessoas porque o dióxido de carbono é invisível. O que encontramos revela uma surpreendente falta de conhecimento a respeito do funcionamento do corpo humano” disse o responsável pela pesquisa.

Por isso que quando você estiver fazendo exercícios e sentir que a respiração fica acelerada e começar a transpirar, lembre-se que é nesse momento que você esta queimando gordura.

Leia em nosso site : Veja como a caminhada pode emagrecer até 8 kg por mês

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.