Como saber se seu celular foi hackeado

Receba atualizações em tempo real grátis

Ruídos estranhos durante as ligações, lentidão fora do comum e até superaquecimento podem indicar que seu celular foi hackeado e que esteja sendo controlado à distância por criminosos.

A maioria das pessoas costuma usar seus aparelhos para guardar uma infinidade de informações: dados bancários, contatos, senhas, emails e informações privadas. Sendo assim, não dá para brincar com esse assunto.

Claro que, quando suspeitamos disso, devemos tomar alguma ação o mais rápido possível procurando uma assistência técnica para a tomada das devidas medidas. Logo a seguir você pode conferir alguns pontos que podem indicar que seu aparelho foi hackeado e também o que pode ser feito para a sua segurança.

A bateria está durando menos do que deveria

Geralmente, quando a bateria começa a apresentar algum tipo de problema é devido há alguma atualização recente do sistema. Porém, pode ser que a redução de sua capacidade seja muito grande. Neste caso, leve a um especialista de sua confiança para uma verificação.

2. Mensagens estranhas ou de desconhecidos

Em situações como a que estamos tratando é possível que seu celular comece a mandar SMS ou mensagens no WhatsApp para seus contatos sem que você saiba. Em muitos casos, armadilhas e vírus espalham-se dessa maneira de um aparelho para outro.

Vale lembrar que isso também pode ocorrer com emails quando você clica em um link suspeito. Na dúvida não clique e não abra nada, exclua logo.

Aplicativos suspeitos

De um dia para o outro tem um novo aplicativo instalado em seu celular. E mais, o consumo de dados começou a aumentar sem nenhuma explicação óbvia. Isso pode ocorrer quando apps suspeitos são instalados em seu aparelho.

De fato, as operadoras podem, de acordo com o caso, instalar algo no dispositivo uma vez ou outra. Mas, sempre que um novo app aparecer em sua galeria de repende é melhor conferir se ele é realmente seguro antes de começar a usar.

Navegação estranha e ruídos de fundo

Quando um smartphone é hackeado é comum que a navegação na internet seja comprometida apresentando uma aparência estranha. Mas vale lembrar que problemas no sistema também podem provocar isso. Então, nada melhor do que verificar as duas situações.

Se, ao fazer uma ligação, reparar que há um ruído de fundo como se mais alguém estivesse ouvindo a conversa ou gravando a chamada é bom ter atenção. Aliás, se houver vozes ou beeps as possibilidades de que hackearam seu aparelho são ainda maiores.

O que se o celular foi hackeado ?

Um celular hackeado pode gerar tantas dores de cabeça quanto um celular roubado, você pode perder informações ou até mesmo dinheiro.

Ma se o celular esta estranho o primeiro passo para proteger seu celular contra hackers é instalando um bom antivírus (Veja aqui  os melhores antivírus gratuitos para celular) e coloca-lo para examinar o aparelho da forma mais completa, o que pode demorar um pouco.

Além disso, verifique os seguintes pontos:

– Percebeu um app que você não instalou? É melhor desinstalar.

– Evite ficar usando wi-fi público.

– Tenha atenção nas janelas ‘pop-up’ que clicar.

– Verifique regularmente a fatura e o consumo de dados do seu telefone.

– Sempre atualize o sistema de seu aparelho.

– Não baixe aplicativos de sites não oficiais ou que aparentem não ser seguros.

Mas caso seu celular já esteja muito comprometido o jeito é  restaurar as configurações de fábrica para limpar o dispositivo e ter um sistema limpo. Em seguida, você atualiza ele e instala aplicativos seguros.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários