Centro-sul do Brasil corre risco de virar deserto, entenda o motivo

Você já ouviu falar de rios voadores ?

1

Receba atualizações em tempo real grátis

As regiões Sul e Sudeste estão na maior área não desértica de uma faixa tanto ao sul quanto ao norte da Terra, onde se concentram os principais desertos.

No Brasil, isso não ocorre por conta da umidade, que tem por motivos o Rio Amazonas, à Floresta Amazônica e à Cordilheira dos Andes, mas a seca registrada este ano na porção centro-sul, principalmente em São Paulo, está ligada a permanente e acelerada degradação da floresta amazônica.

O transporte de umidade para as partes mais ao sul do continente está sendo comprometida, pois além de sua diminuição é trazido partículas geradas nos processos de queimadas que impedem a formação de chuvas.

O motivo da Amazônia ser o motivo disso, é porque as gotículas que evaporam na Amazônia são fundamentais para um processo maior chamado “ rios voadores ”, que é responsável por mais de 44% das chuvas de todo o Brasil.

“O problema é que esses rios são invisíveis”, diz o climatologista Antônio Donato Nobre, principal defensor da ideia no Brasil. “E achamos que, se não vemos, não existe.” Mas os rios são reais, sim. E seu desajuste é uma das grandes causas do desequilíbrio ambiental no mundo.

Se por acaso as árvores da Amazônia não existirem mais ou estiverem num número baixo, aquela quantidade de gotículas que seria produzida na passagem pela floresta não vai ser evaporada, e sem isso as represas ficam com um número baixo e a água da sua torneira chega reduzida, o que já esta havendo.

Veja em nosso site : Homem Cria Ecobarreira Caseira E Retira 1 Tonelada De Lixo De Rio

Brasil virando um deserto

O problema vai ser muito maior do que simplesmente não ter água suficiente para o nosso consumo. Mas sim, que a região centro-sul e sudeste do país pode virar um grande deserto.

O sudeste brasileiro está na faixa dos desertos existente no hemisfério sul do planeta. Ela atravessa enormes áreas continentais, como os desertos australianos de Great Sendy, Gibson e Great Victoria, na plataforma africana surgem as áreas desertificadas da Namíbia e do Kalahari e na América do Sul, o do Atacama.

Sem qualquer coincidência, ambos desertos africanos, inclusive em expansão, estão alinhados frontalmente, dentro das margens latitudinais, com as regiões dos Estados do Sudeste e do Sul do país.

deserto

Essa porção territorial só se viu livre da desertificação com o êxito da Amazônia e a formação da Mata Atlântica. Ambas foram determinantes para se criar um regime de chuvas que mantiveram essas partes do Brasil e da América do Sul .

Mas com a derrubada desta proteção vegetal e o encurtamento do ciclo de chuvas oriundas do mega sistema amazônico, as mudanças climáticas ganharam impulso e têm causado alterações nas plantações, entre elas milho, trigo e café com impactos imensos na produção brasileira, mas o problema é que já esta atingindo a vida das pessoas.

Você esta pronto para morar em um deserto ?

Receba atualizações em tempo real grátis

1 comentário
  1. Jonas viana Diz

    E possível recuperar uma área deserta ?

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.