in

O som da chuva ajuda a diagnosticar problemas em pontes

Publicidade
Brian Mazzeo e Spencer Guthrie pesquisadores da Brigham Young University

Apenas uma gota de água pode indicar a estabilidade de uma ponte.

O que parece ficção científica esta se tornando realidade, uma equipe de engenheiros da BYU – Brigham Young University descobriu que o som de pontes estruturalmente defeituosas é diferente de do som de uma ponte sem problemas estruturais.

Empregando um método chamado impact-echo testing, os professores Brian Mazzeo e Spencer Guthrie podem diagnosticar problemas de estrutura de uma ponte com base na pegada acústica produzida por um pouco de água. O que eles procuram é a “delaminação” .Em uma estrutura de concreto as camadas usadas para construir a ponte pode separar-se ao longo do tempo.

Hoje em dia os processos usados para isso podem levar horas e necessitam que as pontem sejam fechadas para a verificação, já a solução de água é simples, e poderia resolver o problema de tráfego na ponte durante os estudos. Segundo os pesquisadores no futuro será tão facil fazer o teste com um carro fazendo a nebulização enquanto cruza a ponte.

Publicidade

O pesquisador Spencer Guthrie disse. “Nós precisamos ser capazes de avaliar rapidamente as estruturas das pontes, para que possamos entender a extensão da deterioração e aplicar o tratamento adequado a no momento certo.”

Os resultados do estudo esta publicado na edição de outubro de Non-Destructive Testing and Evaluation International. Segundo os pesquisadores o método poderia ser utilizado para testar outros materiais, incluindo peças de aeronaves, as quais estão sujeitas a à delaminação.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Boato que cita o Fantástico se espalha rapidamente pelo Facebook

Redação do Enem e a maneira que ela explora os temas propostos