A

Coalas são declarados extintos funcionalmente, de tão poucos que tem na natureza

Receba atualizações em tempo real grátis

Os coalas (Phascolarctos cinereus)  estão na  Austrália há cerca de 45 milhões de anos. Mas mesmo assim o homem conseguiu praticamente acabar com todos.

De acordo com a Australian Koala Foundation (AFK), não existem mais de 80 mil coalas na Austrália ( o número pode ser muito menor ), o que infelizmente coloca o coala nas lista de animais extintos  funcional, onde são tão poucos, que não têm mais papel no ecossistema e não conseguem se reproduzir como deveriam.

Mesmo com leis de proteção desde 2012, as árvores continuam sendo exploradas na Austrália (assim como no Brasil), e o número de coalas na natureza não para de cair.

Segundo a AFK, salvando os coalas ajudará espécies que não têm uma voz tão poderosa, como o simpático animal.

coalas extintos

Os coalas eram vistos em toda a ilha da Austrália, mas a exploração de madeira e o desenvolvimento foram aniquilando os animais.  Em 1924, a espécie já estava extinta no sul da Austrália. Apenas no final da década de 30, devido à revolta popular, foi declarado pelo governo o status de “animal sob proteção”, mas pelo jeito não funcionou bem.

Animais extintos

A cada ano mais animais vão entrando para a listas de animais extintos, e o coala está muito perto disso.

Em 40 anos a população mundial de animais vertebrados diminuiu em 52% e na America do Sul o numero chega a 83%, segundo o relatório bienal “Planeta Vivo”, do Fundo de Natureza Selvagem (WWF).

E muitos desses animais são caçados por motivo banal, simplesmente por “esporte”, o rinoceronte-negro-do-oeste (Diceros bicornis longipes) sumiu da face da Terra em 2014, um pouco antes um leilão realizado pelo Dallas Safari Club (EUA), vendeu por US$ 350 mil (em torno de R$ 1.400.000,00) uma licença para matar um rinoceronte-negro africano.

Ou seja o próprio homem vem destruindo cada especie que está nesse planeta, seja poluindo ou caçando, um dia a conta chega.

 

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial