A

Como acabar com a procrastinação e produzir mais

Receba atualizações em tempo real grátis

Seja na rotina de trabalho ou nos compromissos da vida, muitas vezes as pessoas adiam tarefas.  Porém, quanto mais se adia uma atividade, pior é a sensação de ansiedade e isso compõe o mundo da procrastinação

No senso comum, o ato de procrastinar pode parecer preguiça, mas a realidade não é bem assim. Não é por acaso que a procrastinação é estudada pela ciência e por profissionais da saúde mental. 

O significado deste termo, tem origem no verbo procrastinare – que vem da língua latina e que significa adiar algo até o próximo dia.  Contudo, esse conceito também pode ser entendido de outra forma, já que procrastinar algo não é só adiar, mas sim fazer uma coisa que vai contra o que nosso cérebro (e nossos prazos) sabem que é melhor. 

Mas, o que de fato é procrastinar e como isso pode afetar a vida, a produtividade e a saúde mental de uma pessoa? É possível transformar esse hábito em uma forma de produzir mais? Como isso é possível? Se você se interessa pelo tema, continue lendo o artigo (não vale deixar para amanhã, viu?).

Decida  parar de procrastinar

Decida  parar de procrastinar

O primeiro passo é o principal para uma mudança efetiva. Com a procrastinação não é diferente. E isso, inclusive é comprovado por pesquisas como a do psicólogo Tim Pychyl, que é  diretor do Centro de Pesquisa sobre Procrastinação, na Universidade de Carleton, do Canadá.

Ao dar o primeiro passo, sua mente começa a pensar na mudança e essa é uma estratégia para vencer esse hábito. Você pode começar com uma meta baixa, realizando alguns exercícios como:

  • Coloque no papel tarefas pequenas para cumprir no dia;
  • A cada tarefa concluída, dê uma pausa;
  • Comemore as suas conquistas;
  • Tente repetir a sensação de alívio com a tarefa concluída.

Veja em nosso site :

5 Sintomas Da Preguiça

Por Que Todo Mundo Deveria Fazer Terapia?

Redes Sociais E Saúde Mental : Qual A Relação?

Aprenda a lidar com as emoções

procrastinar

Pode parecer bobeira, mas quem procrastina sofre. Ao fazer tudo de última hora ou simplesmente não conseguir realizar uma tarefa, a mente do procrastinador fica muito agitada e a sensação de ansiedade só aumenta.

Por isso, além de gerenciar as tarefas, é preciso também aprender a lidar com as emoções. Observe quando você fica mais ansioso, feliz, satisfeito, realizado ou triste. Sabia que a atividade exercida também pode influenciar a procrastinação? Pois é!

Foque na sensação de dever cumprido

como melhorar seu dia

Procrastinar é fazer várias coisas em momentos inadequados e depois correr atrás do tempo perdido. Por isso, é preciso criar hábitos para reprogramar o cérebro. Ao focar na sensação de dever cumprido, por exemplo, é natural que você evite adiar tarefas, pois sabe que depois terá um descanso realmente merecido. Essa pode ser uma estratégia para não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje. Nestas horas, use e a abuse de qualquer recurso que possa te afastar da procrastinação. Está na dúvida? dá uma olhada no checklist abaixo:

  • Use aplicativos para gerenciar tarefas;
  • Anote as metas em agenda e papel;
  • Faça uso de post -its;
  • Programe pequenas recompensas a cada tarefa concluída.

Gostou das dicas? É hora de parar de procrastinar e começar a colocar essas ideias em prática. 

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.