Como escolher sua placa de vídeo

Uma das principais dúvidas dos gamers é: Qual placa devo comprar?

15

Receba atualizações em tempo real grátis

E agora? Como escolher a placa de vídeo ideal para seu novo PC Gamer?

Definitivamente, nos dias atuais, com inúmeros novos modelos de placa de vídeo fica muito difícil fazer a escolha mais acertada se tratando desse assunto.

São tantos modelos, tantas especificações, tantas marcas. E ai você para e pensa “será que quantos mais memória melhor a placa?” ou então “quanto mais alto o preço, mais qualidade?” nem sempre, nem sempre…

Existem vários pontos a se analisar antes de finalmente você escolher de fato, qual será a sua VGA.

Primeiramente, qual é a função primordial de uma placa de vídeo? Literalmente falando, a função básica de uma placa de vídeo é exibir as imagens processadas pela CPU, onde será gerada as imagens que seus olhos irão ver na tela do computador, gráficos, efeitos visuais e etc.

Os principais titãs do mercado de placas de vídeo hoje em dia, são as gigantes NVIDIA e AMD responsáveis pela criação dos chips gráficos internos das placas.

Bom, sem mais delongas vamos aos quesitos fundamentais para uma boa escolha de placa de vídeo:

Antes de mais nada, a pergunta fundamental é: “Qual será a finalidade do PC para você?”

Podemos separar em 3 finalidades básicas que são Jogos, Design e Lazer.

Se a finalidade principal for para jogos, podemos começar nossas pesquisas com os quesitos abaixo. Caso a finalidade principal seja para design, criação e projetos, é importante analisarmos os cuda cores onde será falado também nos tópicos abaixo. Caso o uso principal seja somente por lazer, recomenda se uma placa de vídeo que seja compatível com a resolução da TV para se obter o melhor desempenho.

Bitts = O que são os bitts? Basicamente quando se fala de bitts, estamos falando da capacidade de processamento de dados de uma placa de vídeo, ou seja, vamos usar um exemplo de uma placa que possui 128 bitts. Isso significa que ela irá executar 2 x 2 x 2 x 2 …. (2 x 2 por 128 vezes) por segundo de cálculos

Memória = A memória é responsável por armazenar todos esses cálculos e posteriormente disparar essas informações para os demais componentes da placa de vídeo e em seguida para a saída de vídeo, seja ela HDMI, seja DVI ou até mesmo a famosa saída VGA. Quanto maior a quantidade de memória, mais capacidade de armazenamento e entrega de informações a placa possui.

Velocidade / Frequência = se tratando de memória da placa de vídeo essa informação aparece com a nomenclatura “DDR5” e essa informação representa a velocidade em que todos esses cálculos e processos são lidos e entregues no visor, ou seja, é onde se determina o quão rápido tudo isso acontece.

Por exemplo, uma placa de vídeo de 128 bitts com 4gb de memória sendo DDR3 é infinitamente inferior a mesma placa de 128 bitts com 4gb mas que seja uma DDR5.

Quando se fala em processamento do chip gráfico, importante analisar o clock do chip, afinal ele quem dá a velocidade de todo o processamento, afinal, assim com os processadores CPU, os processadores de placa de vídeo também possuem seus respectivos clocks.

Em linhas gerais, as características que devem ser analisadas a primeiro momento, em sequência são:

1º Lugar – Bitts

2º Lugar – Frequência / Velocidade / Clock

3º Lugar – Memória

CUDA = É uma plataforma de computação paralela onde a principal função é possibilitar que o chip gráfico da placa de vídeo, ou seja, a GPU possa ser usada para executar determinadas tarefas com muito mais velocidade, explorando assim o máximo desempenho que a placa de vídeo pode oferecer. Importante ressaltar que a tecnologia CUDA pertence somente as placas de vídeo da NVIDIA.

Essa tecnologia CUDA beneficia outras aplicações, diferentes do que se imagina que placa de vídeo deve ser estritamente para jogos, essa tecnologia oferece um ganho de desempenho para projetos, renderizações, modelagens etc.

Basicamente a tecnologia CUDA é extremamente favorável em casos onde uma enorme quantidade de dados precisa ser calculada ao mesmo tempo.

Então se a sua finalidade é para design, projetos, criação, renderizações. É muito importante que você saiba dessa informação e se a placa de vídeo possui uma boa quantidade de CUDA cores, pois ela facilitará e agilizará seus trabalhos.

Veja em nosso site : Quem são os titãs da atualidade gamer?

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários estão fechados.