A

Como lavar roupas brancas da forma correta

Receba atualizações em tempo real grátis

Quem nunca usou calça branca com camisa preta ou jeans para ficar elegante? E uma camisa polo branca para ficar no estilo nas mais variadas ocasiões?

Curingas e neutras, as peças claras são indispensáveis no guarda-roupa de homens e mulheres. E para algumas pessoas, como os profissionais de saúde, são até mesmo obrigatórias.

Mas, na hora de lavar, é preciso todo um cuidado especial para tirar aquelas manchas amareladas e acabar com o encardido sem danificar as peças. Sabe como desencardir roupas brancas na lavagem? É o que você vai aprender nesse post.

Como desencardir roupa branca

desencardir roupa branca

A pré-lavagem é o segredo para acabar com o encardido em peças claras. Mas, é preciso lembrar que não é todo tecido que pode ficar de molho antes de ser lavado como é o caso das camisas de algodão (mesmo que não seja 100% cotton), casacos de lã, roupas de linho ou seda.

Dica 1: deixe de molho em água fervente com bicarbonato e sabão

Uma maneira de tirar o amarelado das roupas brancas principalmente de malha, elastano, poliéster, entre outros tecidos sintéticos é colocá-las de molho por mais ou menos 6 horas.

  1. Coloque as peças brancas em água fervente (em uma quantidade que dê para deixá-las submersas)
  2. Adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  3. Misture quase meia xícara de chá (70 gramas) de sabão em pó ou detergente líquido
  4. O importante é ter formado um líquido bem azul na panela ou bacia para suas roupas ficarem mergulhadas no período de 6 horas
  5. Após  o molho, é só concluir a lavagem na máquina de lavar

Dica 2: deixe de molho em água quente com sal e bicarbonato de sódio

Essa dica funciona para desencardir tanto roupas brancas quanto lençóis e fronhas. É  só misturar:

  • 5 litros de água quente
  • 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 5 colheres de sopa de sal
  • Deixe cerca de 6 horas de molho
  • Depois é só colocá-las na máquina de lavar

Dica 3: antes de lavar, coloque roupas brancas para quarar

Outra dica que funciona para acabar com manchas amareladas em peças claras tornando-as branquinhas novamente é lavá-las com sabão de coco e colocá-las para pegar sol por 1 hora.

Depois  disso, o segredo é deixá-las em um balde ou bacia com um pouco de água (para elas continuarem molhadas), mas não tire o sabão de coco das  peças ainda.

Forre o balde com um saco plástico e deixe-as úmidas e protegidas no sol por 24 horas (ou pelo menos o dia inteiro até o anoitecer).

Após quarar e deixar no saco plástico, é só colocar a roupa na lavadora

Como lavar peças brancas na máquina de lavar

Roupas claras são fáceis de combinar no look, mas na hora da lavagem são um pouco mais complicadas. Elas não podem ser apenas jogadas na lavadora com qualquer outra peça e pronto.

Como costumam encardir naturalmente e manchar com facilidade em contato com roupas de cores fortes ou escuras, os itens brancos precisam ser lavados separadamente.

Só lave branco com branco

Só lave branco com branco
Só coloca roupa branca na máquina de lavar

O primeiro passo é lavar peças brancas só com outras da mesma cor e de preferência junto com roupas de mesmo material. Caso contrário, ao invés de tirar manchas amarelas, você vai acabar deixando-as com novas manchas de outros tons.

Leia antes as instruções do fabricante

Além disso, é sempre bom dar uma lida nas etiquetas das roupas para saber como o fabricante recomenda que seja a lavagem e conservação.  Especialmente se a peça branca for de tecido delicado como algodão, seda, linho e lã.

Lave com produtos específicos para roupas brancas (sem cloro)

roupas brancas manchas

Depois de selecionar as peças claras que serão lavadas juntas, é hora de programar a máquina de lavar. Use o detergente líquido de sua preferência ou sabão em pó muito bem diluído em água. E junto coloque um alvejante específico para roupas brancas.

Mas, vale lembrar que especialistas recomendam que os produtos não sejam à base de cloro porque tendem a amarelar tecidos.

Antes de começar a lavagem, leia as recomendações do produto para acertar a medida de detergente ou sabão de acordo com a quantidade de roupas que você vai lavar.

Algodão não pode ficar de molho

Se as roupas estiverem muito sujas, é bom usar a função molho da máquina de lavar porque elas ficarão sem manchas e desencardidas por mais tempo.

Só lembre de não fazer isso com tecidos delicados como, por exemplo, o algodão que também não deve ser lavado com alvejante como a maioria das peças brancas.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.