Conheça hábitos que vão lhe ajudar a juntar muito dinheiro mesmo com pequeno salário

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Juntar dinheiro não é fácil mesmo. Exige disciplina e exige que você deixe de satisfazer algum prazer agora para poder aproveitar no futuro, mas o segredo para poupar nos pequenos hábitos que temos em relação ao dinheiro, essa mudança de hábitos pode transformar sua vida e lhe dar uma poupança maior. Veja alguns hábitos que você deve ter para poupar mais dinheiro.

Inverta seu pensamento

É preciso aprender a destinar uma parte do seu salário para o seu objetivo financeiro, o que não ocorre do dia para a noite. Por isso é necessário adaptar sua mente gradativamente.

“Muitas pessoas gastam dinheiro, pagam as contas e guardam o que sobrou e isso está ao contrário: você deve primeiramente guardar para os objetivos financeiros, pagar as contas e depois considerar gastar o dinheiro que restou”, ensina o culstor consultora Nancy Butler ao Business Insider.

Uma armadilha onde muitos caem é adiar hábitos de poupar dinheiro para quando as finanças estiverem mais folgadas, porque quanto mais se ganha, mais se gasta. O consultor David Blaylock ensina que não precisa ser muito, o importante é economizar. “Não estou pedindo para você reservar $ 1000 por mês, estou pedindo para guardar $ 50, ou uma pequena quantia que você consiga bancar. Não podemos subestimar o poder de começar pequeno”.

facebook

Tenha uma vida simples

vida simples

Viver uma vida simples não significa desistir de tudo e ter uma vida de camponês, na verdade significa não gastar todo o seu dinheiro com coisas que não fazem uma grande diferença na sua vida. Por exemplo, você adora jantar em restaurantes de vez em quando e adora comprar roupas, antes de comprar pense, porque comprar roupas todo mês ? Você realmente precisa ? Não vale mais a pena esperar pelas liquidações ? Você pode continuar gastando um pouco mais com comida (às vezes) e gastar um pouco menos no shopping. As pessoas que conseguem economizar costumam saber cortar gastos em áreas que não são essenciais para seu bem-estar. Pare e pense sobre as coisas com as quais você mais se importa.

Você não precisa abrir mão da sua dose diária de café, ou da sua hidratação, nem deixar de vestir seu filho em roupas superfofas. Basta pesar bem os gastos. A garrafinha d’água pode vir cheia de casa, por exemplo. Quanto às roupas, espere as liquidações, e imponha a si mesmo um limite de gastos sempre que começar a comprar.

Sabendo para onde o dinheiro vai todo mês, você vai ter ideia melhor de onde cortar para guardar para o futuro.

Olhe para onde você quer chegar

ferias
Tenha um objetivo bem definido

Especialistas em finanças sempre sugerem para que esta poupando para o futuro começar com um plano de 5 anos, com metas específicas. O que você precisa para alcançar seu objetivo dentro de um tempo específico, que não precisa ser necessariamente 5 anos. Por exemplo, economizar dinheiro para uma viagem especial ou criar um fundo de emergência com 5 meses de salários.

“Ter um objetivo em mente nos ajuda a guardar”, declara Blaylock.




Viva com menos

Nem todo milionário vive em uma mansão ou dirige um Ferrari. Aliás, a maioria deles leva uma vida abaixo do padrão que poderia bancar. De acordo com Thomas J. Stanley, co-autor do livro “The Millionaire Next Door: The Surprising Secrets of America’s Wealthy” (O Vizinho Milionário: os segredos supreendentes da riqueza da América, em tradução literal), os milionários não esbanjam dinheiro, eles economizam mais do gastam. O livro mostra que a maior parte da riqueza dos Estados Unidos vem do trabalho duro e poupança regular.

David Sapper e sua esposa, por exemplo, faturam mais de US$ 500 mil por ano com um negócio de carros usados, no entanto, eles não se dão ao luxo de gastar mais do que US$ 2,5 mil por mês. Ao aplicar 90% da renda em investimentos e em economias, Sapper diz que poderá se aposentar mais cedo. “Encontre o ponto no qual você tem o que precisa e está feliz e confortável, e apenas fique por lá”, aconselha o empresário.

Conheça bem seus rendimentos e despesas

despesas

Se você não sabe ao certo o quanto é depositado mensalmente em sua conta bancária, você não saberá quanto dinheiro pode direcionar para cumprir sua meta financeira. É preciso conhecer seus gastos para poder controlá-los, além do mais, “conhecimento é o primeiro passo para uma mudança duradoura”.

Existem muitos aplicativos que podem ajudar a controlar suas finanças.

Saia das dividas, mesmo as pequenas

Enquanto dívidas relativas a empréstimos estudantis ou a um financiamento imobiliário são compreensíveis e muitas vezes necessárias, as de cartão de crédito, por outro lado, nas quais são pagas altas taxas mensais, devem ser evitadas e quitadas. Quanto menos você pagar em juros, mais irá juntar.

Não tenha preguiça de correr atrás do prejuízo. Se você tem prestações atrasadas, entre em contato com a empresa ou o banco para ver se não dá para negociar um acordo. Não espere juntar todo o dinheiro para quitar a dívida. Informe-se sobre como amortizá-la o mais rápido possível, nem que seja de pouquinho em pouquinho.

Aumente sua renda

Para crescer o patrimônio líquido você tem que gastar menos e juntar mais. A questão não é ter um salário maior, é saber investir as economias. “Na maioria das vezes, ganhar mais não leva à um maior patrimônio líquido porque o estilo de vida e as despesas crescem junto com ele”, informa a consultora de planejamento financeiro Natalie Taylor.

Mas para quem não consegue minimizar os gastos o suficiente para juntar dinheiro há algumas maneiras de aumentar a renda mensal sem um aumento no salário ou sem ganhar na loteria. Uma sugestão é procurar um outro emprego, que de preferência tenha a ver com sua personalidade.

“Eu tenho uma grande amiga que é advogada. Ela tem um grande hábito de viagem que ela não está disposta a deixar de lado. Então ela trabalha em uma loja de flores aos sábados durante a temporada de casamentos. É um ganho para todos: a loja de flores tem uma funcionária de confiança e, como minha amiga ama flores, ela não pensa nisso como trabalho”, conta Blaylor.

Veja em nosso site : Ideias para montar um negocio com pouco dinheiro

Se divirta

passeios

Reserve algum dinheiro para diversão. Mas procure alternativas de lazer mais em conta, mas sempre se divirta, pois assim você irá poupar dinheiro de forma mais eficiente, já foi provado que pessoas que poupam sem nenhum tipo de diversão não conseguem poupar por muito tempo, pois ficam entediadas e estressadas. Lazer é fundamental, mas claro que sem extravagancias.

facebook

Pronto para começar o ano com novos hábitos ?

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.