in ,

Conheça a Internet do mundo das plantas

Publicidade

Cerca de 80 por cento das plantas são colonizadas por fungos que formam a rede familiar com fios brancos que fica fora de muitas raízes. Os fios, chamados micorrizas (a planta através da fotossíntese, fornece energia e carbono para a sobrevivência e multiplicação dos fungos (microrrizas), enquanto estes absorvem nutrientes minerais e água do solo, transferindo-os para as raízes da planta, estabelecendo assim uma boa parceria).

Ren Sen Zeng e seus colegas do Sul Universidade Agrícola da China , em Guangzhou, a equipe plantou tomate em vasos, mas permitiu que somente alguns pares de plantas formarsem redes micorrízica entre as suas raízes. Plantas conectada desta forma pode trocar de nutrientes e água, protelando os efeitos da seca. Mas Zeng queria saber se as redes tinha qualquer outra função.
Foi colocado uma praga nas plantas, e as compartilhando uma rede micorrízica foram menos propensas a desenvolver a praga, e quando o faziam, os sintomas foram leves. Eles também eram mais propensos a ativar os genes e as enzimas de defesa. Já as quais estvama isolanas se contaminaram muito rápido.

A primeira planta sinalizou a praga para o sua vizinha, diz Zeng, que tem chamado micorriza “A Internet das comunidades vegetais”.

Publicidade

“A pesquisa é um marco em nossa compreensão da comunicação entre as plantas”, diz Suzanne Simard , da Universidade de British Columbia em Vancouver, Canadá. Ela ressalta que as plantas cultivadas intensamente não têm micorrizas, pois com amplo acesso a fertilizantes e água elas não se preocupam em cultivar os fungos, perdendo energia.

Juntamente com Dan Durall da Universidade de British Columbia em Kelowna, Simard tem mostrado que as redes micorrízicos pode ser enorme. No ano passado eles descobriram uma rede tecendo o seu caminho através de uma floresta canadense inteira, com cada árvore ligado a dezenas de seus vizinhos em distâncias de 30 metros . “É um sistema muito robusto que poderia permitir a circulação das proteínas de sinal em vários metros”, diz Durall. redes micorrízicos mesmo unir plantas de espécies diferentes, o que significa que diferentes espécies podem ser capazes de comunicar uns com os outros.

É, o filme Avatar não é tão fantasioso assim !!

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Comente !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Jogo on line : Escalada

Novo vírus Trojan : Trojan.BAT.Delall