in ,

Roubo de Carros : Descubra o atrai ou afasta o ladrão de carros

roubo de carros

Especialistas em roubos de carros conseguem dizer quais características costumam deixar o carro menos “roubável” ao estudar os históricos deste tipo de crime, e outras que estimulam o roubo.

No Brasil um carro pode ser roubado em menos de 60 segundos e a maior parte dos carros roubados nunca são recuperados.

Mais de um milhão de carros são roubados a cada ano, o que equivale a cerca de um carro a cada 26 segundos.

Tomando algumas precauções adicionais de segurança você pode evitar ser a próxima vítima.

O que atrai o ladrão de carros

Rodas

roubo de rodas

As rodas são o principal alvo dos roubos hoje em dia porque são vendidas muito facilmente. Como não existe uma identificação da roda com o veículo roubado, muita gente acaba comprando as rodas em qualquer lugar sem saber se elas são fruto de um roubo.

Horário

roubo de carro de manha

Os ladrões preferem roubar durante a manhã, porque possuem mais tempo para dirigir. E locais com fácil rota de fuga, como avenidas ou ruas próximas a rodovias são os locais preferidos.

Carro popular

A revenda das peças do veículo é uma das principais razões para roubos no Brasil. Os carros preferidos dos ladrões são os mais populares, por serem mais fáceis de revender peças, mas isso não quer dizer que carros mais caros estejam fora do alvo, claro.

Leia em nosso site : Os 30 Carros Mais Roubados No Brasil

Facilidade

roubo de carro

A facilidade também conta muito na hora de decisão de roubo. Se o ladrão visualiza que o motorista está distraído, é um alvo mais fácil. A desatenção, principalmente quando o motorista usa o celular enquanto dirige (quando, por exemplo, está parado num congestionamento) é o cenário perfeito para o ladrão.

Cenários como andar com vidro aberto, demorar a sair do veículo após estacionar, esperar alguém sair de casa com carro ligado são os alvos mais fáceis para a ação de criminosos.

Acessórios
acessórios carro

Os carros com muitos acessórios têm sido preferidos por ladrões, como os estribos e os estepes, peças que são muito roubadas por terem alta demanda no mercado paralelo.

Se o ladrão estiver na dúvida entre dois carros parecidos, o item à mostra pode servir como critério de desempate. Rádios, GPS entre outros equipamentos que podem ser vendidos separadamente são os queridinhos dos ladrões, rádios originais de fábricas não interessam, pois eles raramente funcionam em outra marca de veículo.

O que afasta o roubo do carro

roubo de carro
Claro que toda tecnologia de hoje, não impede o roubo,

“A melhor das tecnologias atrasa o roubo em até três minutos, se o roubo for em uma cidade grande, o ladrão desiste. Mas se for em uma cidade calma, persiste até conseguir impor a sua tecnologia à da montadora.” diz Ademir Fuji, que trabalhou por 30 anos com seguros de carros e hoje é consultor do Sindicato das Seguradoras de São Paulo.

Travas 

trava de carro

Travas manuais podem inibir a ação do ladrão ao serem avistadas. As travas de volante e as travas de câmbio acabam criando um grau de dificuldade para a ação do criminoso e ele pode deixar de agir ao ver a trava. Não vai evitar 100%, mas vai dificultar o roubo.

As travas de volante e de câmbio acabam criando um grau de dificuldade para a ação do ladrão e ele pode deixar de agir ao ver a trava.

Cor do carro 

Os carros com cores mais chamativas são evitados pelos ladrões por dois motivos: a maior facilidade de localização do veículo depois de roubado; e a menor procura no mercado paralelo, tanto por conta da maior dificuldade de revenda (por serem carros que não agradam a todos os gostos)

Menos acessórios

Os carros que não possuem acessórios são os menos roubados, pois têm menos peças para serem revendidas. Geralmente os ladrões visam carros com rodas metálicas, rádios, tevês, GPS entre outros equipamentos que podem ser vendidos separadamente. Os rádios originais de fábricas não interessam aos bandidos.

Apesar de ser uma indicação controversa, há especialistas que acreditam que o uso de película afasta o ladrão. Isso aconteceria porque o ladrão não pode ver quantas pessoas e quem está dentro do carro, fazendo com que tema a reação das pessoas.

Com essas dicas é possível pelo menos dificultar, a ação dos ladrões nos casos de roubo, mas o seguro contra roubo ainda é um dos meios mais eficazes de se evitar prejuízo.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Comments

Faça um Comentário
  1. Vagner Montes gostaria de saber o por que so na baixada não tem upps,agora estamos começando a sofre com as invasões desses mal elementos, por favor faz um apelo para o 20Batalhão de Mesquita que reforcem as políticas,principalmente na via expressa(vialaLight) todos os pontos a qualquer hora tem assalto isso e uma vergonha,principalmente nos horários da madrugada entre as04:30ate umas11:40eu pesso ajuda pois ali e meu caminho,da minha filha,do meu esposo e todos que precisam pegar a condução para ganhar seu ganha pouco,obrigada

  2. Contratei um segurança e ele fica no porta malas armado de ak 47 nem preciso de seguro, até quando eu bato o carro e a culpa é minha ele resolve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

0 comentarios

asus ces 2019

ASUS mostrou muitas novidades durante a CES 2019

cores de esmaltes

Conheça as tendências de cores de esmalte para 2019