A

Desperdício de alimentos custa até R$ 1 mil por família por ano

0

Receba atualizações em tempo real grátis

“É melhor sobrar comida do que faltar”.

Você com certeza já escutou essa frase de alguém da sua família ou círculo social.

Um estudo realizado pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, aponta que o desperdício de alimentos no Brasil é parecido com o desperdício feito em países ricos.

De acordo o estudo, uma família com 3 componentes, chega a desperdiçar R$1.002,00 de comida anualmente, isso equivale a mais de um salário mínimo e a  41 mil toneladas anuais no país.

Veja em nosso site : Conheça Os Alimentos Com Maior Nível De Agrotóxicos Segundo A ANVISA

O estudo realizado pelo analista Gustavo Porpino,  levou em conta apenas o universo familiar, excluindo hotéis, restaurantes, lanchonetes e lugares similares. Claro que não são todas as famílias que desperdiçam tanta comida, e de acordo o estudo, a diferença está nos fatores comportamentais de cada família.

Além disso, foi comprovado que até mesmo famílias classe média-baixa, possuem um alto índice de desperdício, mudando apenas os produtos que são perdidos.

Uma pesquisa feita pelo Centre of Excellence Against Hunger (Centro de Excelência contra a Fome, em inglês) do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, toda essa comida que é desperdiçada seria capaz de acabar com a insegurança alimentar no país.

Isso significa que milhões de famílias que vivem sem a certeza de ter um alimento na mesa nos próximos dias, poderiam não estar nessa situação.

Chocante, não?

Pior ainda é saber que devido a cultura brasileira, o exagero e o desperdício já é ensinado de berço.

As sobras são vistas com preconceito pela maioria das famílias, e Porpino  ainda afirma que durante a pesquisa, o que ele mais escutou foi: “Muitas mulheres me disseram que a família não gosta de ‘comida dormida’ e que o arroz tem que ser sempre fresquinho”.

Veja em nosso site : País Vai Acabar Com Prazos De Validade Em Alimentos Para Reduzir Desperdício

Ainda de acordo a pesquisa, o desperdício no Brasil tem como base dois hábitos comuns – a fatura e a hospitalidade.

Para que isso mude, especialistas indicam que as compras sejam planejadas com mais cuidado, as sobras devem ser utilizadas para reinventar novos pratos, e tudo aquilo que não for consumido nos próximos dois dias, deve ser congelado.

E você, será que desperdiça muita comida? Conta pra gente!

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.