Dicas do Word

0

Receba atualizações em tempo real grátis

O Microsoft Word é, sem dúvida, o editor de textos mais utilizado no mundo. Trata-se de uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração dos mais diversos tipos de documentos.Aqui tem algumas dicas para você usar melhor esta ferramenta.

Recupere arquivos danificados

Quem é que nunca se deparou com um arquivo do Word danificado ao ponto de não abrir corretamente ou sequer abrir?

Se isso acontecer com você, saiba que há um meio de tentar recuperar o arquivo.

Para isso, abra o Word vazio, isto é, sem nenhum arquivo aberto nele. Em seguida, vá ao menu Arquivo e clique em Abrir (na versão 2007, menu Office, opção Abrir). Na janela que surgir, procure pelo arquivo danificado e selecione-o.

Em seguida, clique na pequena seta localizada ao lado do botão Abrir e escolha a Opção Abrir e reparar.

Esse procedimento é suficiente para recuperar um arquivo danificado, mas é importante frisar que nem sempre funciona.

Insira símbolos e caracteres especiais

Você precisa inserir o símbolo da moeda euro em seu texto? Ou, ainda, uma seta, o sinal de desigualdade, o símbolo de copyright, caracteres gregos, entre outros?

No Word isso é fácil:

– Na versão 2003 do programa, vá ao menu Inserir, escolha a opção Símbolo e, na caixa que surgir, escolha o símbolo ou o caractere desejado.

Clique no menu Subconjunto para escolher a categoria do caractere desejado;

– No Word 2007, vá à aba Inserir, localize e clique no botão Símbolo.

Ao fazer isso, o Word mostrará uma pequena lista com os caracteres mais comuns.

Para acessar a caixa que exibe todos os caracteres, clique em Mais símbolos.

Use grades para posicionar objetos

Se você precisa posicionar imagens ou outros itens com precisão nas páginas de um documento, talvez o recurso de grades lhe ajude nessa tarefa. Para exibir grades no Word 2007, basta ir à aba Exibição e clicar na opção Linhas de Grade.

No Word 2003, esse procedimento é um pouco mais trabalhoso: em primeiro lugar, é necessário que o menu Desenho esteja sendo exibido (geralmente ele é posicionado na parte inferior do Word). Se esse menu não estiver aparecendo, clique com o botão direito do mouse sob qualquer ponto dos menus superiores e escolha a opção Desenho. Se preferir, vá ao menu Exibir, escolha Barras de ferramentas e, por fim, clique em Desenho. Quando esse menu estiver aparecendo, clique no botão Desenhar e procure o item Grade. Na caixa que surgir, clique no item Exibir linhas de grade na tela e clique em Ok.

Note que o Word mostrará uma grade que ajuda a posicionar itens no texto. Para a grade sumir, basta desfazer o procedimento

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.