A

Dicas para cuidar da sua saúde mental

Receba atualizações em tempo real grátis

Se engana quem pensa que o cuidado de saúde mental deve ser buscado apenas quando uma crise ou diagnóstico acontece. Fatores sociais, conflitos humanitários, crises econômicas e outros critérios contribuem muito para que a saúde emocional  da pessoa seja abalada.

Neste cenário, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) divulgou recentemente uma pesquisa reveladora. Uma a cada cinco pessoas que vivem em áreas de conflito sofrem com transtornos mentais. Na lista: ansiedade, estresse pós-traumático e transtorno bipolar são os mais comuns. Originalmente, a análise contempla 129 estudos publicados na revista científica The Lancet.

Contudo, será que somente com pesquisas e dados alarmantes é preciso pensar na saúde mental? A resposta é negativa.

Do autocuidado a hábitos que transformam a rotina, há vários fatores que podem auxiliar o indivíduo não só nos momentos difíceis, como também no cotidiano. Com uma rotina frenética, pensar em formas de praticar esse cuidado pode ser um desafio, mas fique tranquilo (a) pois o Portal Elos trouxe esse post para te ajudar. Continue lendo e confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental.

Leia em nosso site : Fotos Mostram Que A Depressão Não Tem Rosto

Autocuidado: conheça e pratique

o que é Autocuidado

Conhecer os próprios limites é algo desafiador. Geralmente, as pessoas se dão conta de alguma situação estressante quando o nível de exaustão mental e física está alto, mas é possível prevenir esse tipo de situação.

Na prática,  especialistas, terapeutas e estudiosos ligados à mente reconhecem o termo autocuidado como uma alternativa. Como o próprio nome sugere, esse é um termo que faz referência a possibilidade da pessoa preservar sua saúde, de forma preventiva.

Há várias formas de se cuidar. Quer saber mais sobre quais são essas possibilidades? Continue lendo e confira abaixo:

  • Mantenha uma rotina organizada;
  • Reserve espaços da semana para lazer;
  • Busque autoconhecimento;
  • Faça  terapia.

Rotina organizada, mente saudável

É comprovado cientificamente: organizar a casa, o escritório ou coisas da rotina ajuda a deixar a mente limpa e saudável. Não é à toa que psicólogos e técnicas recomendadas por terapeutas focam muito na mudança de hábitos e formas de reorganização.

Como todo exercício melhora a prática, uma dica é: aproveite o tempo da terapia  para promover as mudanças. É possível planejar passos diários, metas semanais e neste meio tempo, fazer atividades que relaxam a mente.

O termo  mindfulness vai de encontro a esses propósitos. Na prática, essa é uma técnica que foca na meditação que busca a concentração no presente para que a pessoa consiga ser mais produtiva.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.