A bateria é a principal peça fornecedora de energia do veículo, mas muitos motoristas desconhecem que a bateria automotiva requer certos cuidados para que durem mais tempo, e evitar que sejam trocadas antes do necessário. A vida útil de uma bateria é em média de 2 a 3 anos. Confira algumas dicas básicas para a bateria do seu carro durar mais :

Cuidado ao dar partida no carro

Sempre observe se está tudo desligado em seu carro antes de dar a partida. Faróis, rádio, luz interna, ar condicionado não podem estar ativos ao ligar o carro. Um dos momentos em que se mais gasta e exige da bateria é no momento da partida. Por isso, deixar equipamentos ligados ao ligar o carro sobrecarrega a bateria e a faz durar menos.

Luz e som

Nunca deixe o painel do som ligado ou a luz do teto acessa com o carro desligado, segundo os fabricantes isso contribui e muito para que a bateria do veículo tenha sua vida útil encurtada. Se for necessário usar esses aparelhos com o veículo parado, não deixe-os ligados por muito tempo.

Sempre ligue o carro

Algumas pessoas não usam o carro frequentemente. Outras precisam fazer uma longa viagem e deixar o carro parado na garagem. Nesses casos, ligue o carro toda a semana e deixe o motor ligado por 5 minutos. Se você não puder estar presente, peça que alguém ligue o carro para você.

Limpe os terminais corroídos

Os terminais da bateria do carro são os polos negativo e positivo. Procure verificar sempre se eles estão sujos ou corroídos. Para limpar os terminais, use uma esponja de aço e água (sempre lembrando do procedimento padrão: o carro deve estar desligado).

E se a bateria arriou ?

Às vezes, mesmo com todos cuidados possíveis, a bateria acaba, e se você estiver na rua, a primeira opção é acionar o seguro. Se você tiver esse serviço, ligue para a seguradora e espere o auxílio para o reparo do veículo, mas caso você não tenha uma das soluções é usar um auxiliar de partida, o auxiliar de partida é um aparelho responsável pela recarga da bateria que dispensa a famosa “chupeta”, até porque nem sempre podemos contar com a boa vontade alheia, ou fazer a tradicional ligação direta “chupeta”.

Na foto um auxiliar de partida e ao lado 2 carros fazendo ligação direta

Mas lembre-se, existe um mito que ligando o veículo por alguns minutos a bateria será carregada. Na verdade, o tempo de recarga depende de diversos fatores, portanto se a sua bateria está descarregada o ideal é levá-la até um profissional especializado e que faça uma carga lenta da bateria.

Leandro Isola @leandroisola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI pai do João Olavo. É apaixonado por séries e livros.

Compartilhar
Publicado por
Leandro Isola @leandroisola

Mais recentes

Prefeito constrói escola com dinheiro do carnaval

Ele cancelou a verba de carnaval da cidade para investir na cidade e ele  cumpriu a promessa e com o…

14/06/2019 11:33 am

Namorada não gosta de surpresa do Mais Você

O programa Mais Você,  tentou fazer uma homenagem a todos os namorados nesse dia 12 de junho ( Dia dos…

12/06/2019 1:53 pm

Exemplo de superação, primeira professora com Down encanta crianças na Argentina

Noelia Garella, 33 anos, hoje, é a primeira professora com síndrome de down da Argentina. E responsável por cerca de…

12/06/2019 11:10 am

Circo troca animais por hologramas e cria espetáculo lindo e sem sofrimento

Depois de 2 anos o circo Roncalli, conseguiu criar hologramas gigantes de animais e outras animações totalmente realistas, encantado adulto…

11/06/2019 4:28 pm

Veja os melhores chás calmantes para o sistema nervoso

Trânsito, trabalho e o corre corre do dia nos deixa com os nervos a flor da pele, e isso não…

11/06/2019 12:11 pm

Menino com autismo tem crise em parque e funcionária tem uma linda atitude

Ralph tem autismo e estava no parque da Universal, em Orlando e estava ansioso para ir no brinquedo do Homem…

11/06/2019 9:38 am